Série B

Para não repetir 2014

Sampaio ainda tem chance de brigar pelo acesso, apesar do tropeço no empate com o Boa, mas precisa interromper o jejum de cinco jogos sem vencer na Série B do Campeonato Brasileiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Contra o Botafogo, Jheimy teve boa atuação, assim como o restante do time boliviano
Contra o Botafogo, Jheimy teve boa atuação, assim como o restante do time boliviano (sampaio201015701H)

A sete rodadas do fim da Série B de 2015, começam a ser feitas comparações do rendimento do Sampaio Corrêa este ano com o aproveitamento que teve em 2014. Faltando sete jogos para cumprir, três em casa e quatro na qualidade de visitante, o Tricolor tanto pode ainda conquistar o acesso, como repetir a 10ª colocação do ano passado, como até chegar abaixo das 10 primeiras posições da competição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Sampaio está em nono lugar, uma posição abaixo de 2014, e com menos cinco pontos, só que com sete partidas ainda a cumprir.
Se tivesse vencido o Boa Esporte, sexta-feira, 16, o Sampaio Corrêa teria encerrado a 31ª rodada na sétima colocação, com os mesmos 49 pontos de Paysandu (o quinto) e do Náutico (o sexto). Mas, como no futebol não existe “se”, o time maranhense apenas empatou com a equipe mineira, em Varginha, por 2 x 2, e hoje é apenas o nono colocado, com 47 pontos, agora distante cinco pontos do Bahia, que é o quarto da tabela de classificação, como o primeiro dos quatro integrantes do G4 da Série B do Campeonato Brasileiro.

No jogo de sexta, o Sampaio fez um péssimo primeiro tempo e virou perdendo por 2 x 0. Na fase final, melhorou de rendimento, chegou ao empate, mas jogou fora a chance de ganhar a partida, quando o atacante Jheimy desperdiçou uma penalidade máxima ao cobrar displicentemente e colocar a bola nas mãos do goleiro Douglas.

O empate foi um péssimo resultado para o Tricolor. Entretanto, as chances do acesso, embora tenham diminuído bastante, ainda existem, mas agora não pode mais tropeçarnas partidas restantes. De acordo com os matemáticos, o Sampaio tem possibilidade de chegar na terceira ou quarta posição da Segundona.

Em 2014, ao fim de 38 rodadas,o Sampaio encerrou a Série B do Campeonato Brasileiro na 10ª posição, com 53 pontos. O Tricolor teve 46% de aproveitamento.Atualmente, faltam sete rodadas para o encerramento, em com 31 jogos cumpridos, Sampaio é o nono, com 47 pontos e aproveitamento de 50.5%.

No campeonato passado, o time maranhense obteve 13 vitórias, 14 empates (nove dos quais em casa) e sofreu 11 derrotas. Marcou 54 gols, levou 46 e acabou com saldo de oito gols. Como mandante venceu sete jogos, ganhou seis como visitante, três derrotas como mandante e oito derrotas como visitante.

Este ano, até agora, o Sampaio venceu 12 jogos, empatou 10, perdeu oito, marcou 39 gols, sofreu 32 e tem saldo positivo de sete gols. Como mandante ganhou 10 jogos, venceu dois como visitante, perdeu um como mandante e sete como visitante.

Treinos secretos
Realizar três treinos fechados durante a semana. Foi essa a forma que o técnico Léo Condé encontrou para “esconder o jogo” e preparar o time do Sampaio, com vistas ao importante compromisso contra o Paysandu, sábado, às 17h30, no Estádio Castelão, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A sete jogos do fim do campeonato e precisando pontuar para seguir na briga pelo acesso à Primeira Divisão de 2016, o técnico mandará fechar os portões do Estádio Castelão e do CT José Carlos Macieira, tanto para a imprensa, como para os torcedores, nos treinos com bola, que comandará hoje, amanhã e quinta-feira. Isso justifica dizer que a escalação boliviana, assim como o esquema tática, serão guardados a sete chaves por Condé.

A reapresentação do time, depois da folga de domingo, ocorreu ontem à tarde, no CT José Carlos Macieira. Os três fechados serão iniciados sempre às 15h30. Os portões serão abertos somente após às 17h20, quando os chamados coletivos e ensaios táticos já tiverem sido encerrados.

Para o jogo contra o Paysandu, os atacantes Pimentinha e Henrique já estarão à disposição da comissão técnica, pois estão recuperados de contusão. O meia Válber, que não viajou para o jogo em Varginha, por causa do estado de saúde do seu genitor, também vai retornar ao time. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.