livro

Nas entrelinhas do cordel

Maranhense Walbert Guimarães, autor de “Poeta de rima pobre”, viaja o Brasil homenageando a cultura nordestina e a literatura de Cordel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
walbert  Guimarães  homenageia os artistas da cultura popular
walbert Guimarães homenageia os artistas da cultura popular (Walbert Guimarães )

Escritor, cantor, compositor e poeta popular maranhense, Walbert Guimarães tem sido um dos mais atuantes divulgadores da cultura maranhense em cidades do Nordeste. Autor do livro “Poeta de rima pobre” - obra no estilo literatura de cordel lançada pela primeira vez na Feira do Livro de São Luís de 2013 e relançada na edição deste ano -, ele não somente escreve como canta sua poesia.

O autor de “Poeta de rima pobre” já circulou por diversas cidades nordestinas, principalmente apresentado a obra em feiras culturais, inclusive na Bienal Internacional do Livro, no Centro de Convenções de Olinda, em Pernambuco. Com xilogravuras de Ayrton Marinho, a obra traz 70 páginas, com uma média de 30 poemas. Segundo o autor, que se apresenta com banda, o título foi pensado para exaltar o poeta popular.

“Nesse livro, eu procuro homenagear o cantador de boi maranhense, o caboclinho, o cantador do nosso tambor de crioula e até o cantor de Maracatu de Pernambuco, ou seja, é uma exaltação à cultura nordestina, com destaque para a nossa, afinal, sou maranhense”, afirma o artista.

O autor tem feito várias viagens pelo interior dos estados do Nordeste e por cidades de outras regiões do país, enfatizando os valores culturais populares. O propósito dele é levar os valores do interior para os grandes centros das cidades, assim como fizeram Luiz Gonzaga e Ariano Suassuna.

“O livro é uma maneira que encontrei de homenagear os fazedores de cultura popular, a exemplo dos repentistas, abordando também outros representantes nordestinos, a religiosidade, o sagrado, o profano e os santos católicos. Recentemente, o autor participou do recital “Poesias e Cordas”, na Praça da Faustina (Praia Grande). O livro foi apresentado também no Paraná, no Circuito Cultural BNB (PB), em Fortaleza, Juazeiro e Cariri, no estado do Ceará.

A intenção do artista é democratizar o acesso à poesia e à música em espaços públicos e privados, bem como contribuir para a formação de plateia e alcançar novos rumos e horizontes. Paralelo à publicação e divulgação do livro de cordel, o projeto inclui apresentações culturais em formato de show poético, com acompanhamento de instrumentos de corda e percussão.A inserção do artista em feiras e festivais oportuniza a participação do grupo em circuitos nacionais como forma de divulgação do artista no Nordeste, no Brasil e no mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.