Segurança comunista

Virou rotina no Maranhão. A cada dia, caixas eletrônicos vão pelos ares no interior como se fossem brinquedos nas mãos de bandidos, geralmente de outros estados. As ações rotineiras ocorrem sob os olho de policiais desprovidos de estrutura para agir.

Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Virou rotina no Maranhão. A cada dia, caixas eletrônicos vão pelos ares no interior como se fossem brinquedos nas mãos de bandidos, geralmente de outros estados. As ações rotineiras ocorrem sob os olho de policiais desprovidos de estrutura para agir.

Mas o caso vai mais além da mera estrutura policial nas cidades; revela a incapacidade do Serviço de Inteligência da polícia no governo Flávio Dino (PCdoB). E essa deficiência ocorre não por incompetência da força policial, que é a mesma de outros governos, mas pelo fato de o sistema de Segurança estar voltado apenas para atender aos interesses políticos do governador e de seus aliados.

Como os explosivos que jogam caixas eletrônicos pelos ares entram no Maranhão? Como bandidos especializados chegam ao estado sem serem notados pela polícia. Como quadrilhas conseguem chegar a Pedrinhas, libertar bandidos e sair ilesa diante dos olhos do setor de segurança?

A explicação pode estar na forma como age hoje a polícia, sob as ordens do militante comunista Jefferson Portela, indicado para o posto de chefe da Segurança apenas pelo fato ter segurado bandeiras do PCdoB durante as campanhas de Flávio Dino.

O Serviço de Inteligência é usado hoje apenas para monitorar adversários do governador. Celulares e telefones de políticos que não rezam a cartilha comunista são grampeados e acompanhados quase que diariamente. Enquanto se preocupa com os adversários de Flávio Dino, a “inteligência” deixa de notar bandidos que entram e saem do estado todos os dias.

Até mesmo o helicóptero do GTA, arma fundamental na perseguição de bandidos, em São Luís e no interior, tem tido a sua função desviada por Dino e seus auxiliares, que o usam apenas como meio de transporte para atividades políticas e pessoais, enquanto as quadrilhas circulam tranquilamente pelo estado.

E é assim que a Segurança é tratada no governo comunista, para servir aos interesses do stablishment. Enquanto tudo vai pelos ares, literalmente, no estado.

Proteção

O deputado Fábio Macedo (PDT) fez vista grossa ao divulgar Nota Oficial dizendo não haver nenhuma representação contra o deputado Fernando Furtado.

Pelo menos cinco representações foram protocoladas na Assembleia Legislativa, tendo como endereço exatamente a Comissão de Ética da Casa, presidida por Macedo.

Ao que tudo indica, a nota do filho de Dedé Macedo – empresário que financiou a campanha de Flávio Dino – teve por objetivo dar proteção ao deputado do partido do governador.

Ações

A Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos classificou de “lamentável” a nota emitida por Fábio Macedo.

- Se, até o momento, não foi aberto um procedimento na Comissão de Ética, presidida pelo deputado Fábio Macedo, consideramos lamentável - declarou a entidade.

Além da SMDH, também protocolaram representações o Conselho Indigenista Missionário, a Cáritas Brasileira, a Comissão Pastoral da Terra e a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz.

Uso indevido

Ainda dará pano pra manga o uso do helicóptero do GTA por auxiliares do governador Flávio Dino.

Em menos de uma semana, pelo menos três auxiliares admitiram o uso – Marcos Pacheco, da Saúde, Márcio Jerry, da Articulação e Simplício Araújo, da Indústria e Comércio.

Enquanto o helicóptero serve aos secretários, caixas eletrônicos são explodidos em série no interior maranhense.

Inspeção

O secretário Simplício Araújo tentou justificar o uso do helicóptero do GTA, em pleno fim de semana, para se deslocar ao interior.

Disse que foi a Godofredo Viana “inspecionar denúncias contra empresas”.

Mas foi visto em reunião com correligionários políticos da região.

Seconzinha

É intensa a crise entre a Secretaria Municipal de Comunicação e jornalistas alinhados ao projeto de poder da dupla Flávio Dino/Edivaldo Holanda Júnior.

Blogueiros e jornalistas ligados a Dino tentam derrubar o secretário Batista Matos, pelo fato de ele ter apoiado João Castelo (PSDB) nas últimas eleições.

Ocorre que Matos chegou ao cargo com a anuência do próprio Flávio Dino; tanto que hoje já está filiado ao PCdoB.

Mensalinho

Na crise da Seconzinha, houve até a revelação de um suposto descumprimento de acordo pela gestão de Edivaldo Júnior.

O jornalista Cunha Santos escreveu em seu blog que a secretaria tem atrasado pagamentos dos jornalistas “sem vínculo empregatício”.

No bom português, o achaque de Cunha Santos – que falou em nome de vários outros jornalistas – acabou revelando uma espécie de mensalinho na gestão de Edivaldo.

Troca-troca

Insatisfeito com as ações da pasta, o governador Flávio Dino quer substituir o chefe da Comunicalção do seu governo, o radialista Robson Paz, pelo publicitário Juliano Corbelini.

O próprio Corbelini conta aos mais próximos que já foi convidado pelo menos quatro vezes, mas prefere indicar Daniel Merlin, outro que atuou na campanha dinista.

Merlin ainda não vingou porque não reza na cartilha do

todo-poderoso Márcio Jerry, que controla as ações de Robson Paz.

E MAIS

• A colônia do Bonfim e o Hospital Aquiles Lisboa foram esquecidos pelo governo Flávio Dino, inclusive no dia do aniversário de 78 anos.

• O secretário Márcio Jerry cuida pessoalmente das filiações ao PCdoB, de olho nas eleições de 2018, quando pretende ser candidato a deputado federal.

• O deputado Edivaldo Holanda, pai do prefeito de São Luís, cuida pessoalmente das questões envolvendo a comunicação da Prefeitura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.