Opinião

Transformação pelo conhecimento

artigo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

“A diferença que fizemos nas vidas dos outros é que vai determinar o significado da vida que levamos”. Com esta frase, o líder sul-africano Nelson Mandela definiu a importância das realizações que podemos fazer pela terra onde vivemos. E é com este mesmo espírito que temos trabalhado no Circuito das Feiras de Agricultura Familiar e Agrotecnologia, as Agritecs. Nós, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão, irmanados com parceiros, temos nos esforçado para levar conhecimento de novas tecnologias e técnicas para os agricultores familiares maranhenses.

As Agritecs realizadas em São Bento e Açailândia, por iniciativa do poder público, com importantes parceiros governamentais e de instituições de fomento, como a Embrapa, tiveram como principal foco a disseminação de novas tecnologias, de técnicas de manejo recentemente desenvolvidas ou aperfeiçoadas, novas formas de fazer gestão de propriedades rurais, empreendedorismo e associativismo rural, como forma de distribuir riqueza de maneira justa e socialmente correta.

Já participamos como correalizadores de duas edições e temos certeza que estamos ajudando na transformação da realidade dos 858 mil maranhenses que vivem da agricultura familiar, ao lhes passar conhecimento para que possam aprimorar suas atividades e produzir cada vez mais, com eficiência e sustentabilidade.

Nas duas edições, milhares de agricultores familiares, pequenos produtores rurais e potencias empresários do campo foram capacitados e sensibilizados para a aplicação das melhores técnicas e expostos à tecnologia e inovação para o campo.

Mostramos inovações como o projeto Balde Cheio, uma tecnologia de gestão de propriedades rurais com foco na produção leiteira desenvolvida pela Embrapa São Carlos e implantada e adaptada à nossa realidade local pelo Sebrae, com resultados extraordinários na região tocantina, e outras regiões, como nos municípios de Grajaú e Bacabal.

Alguns produtores estão produzindo cinco vezes mais leite do que antes de aderir à tecnologia, apenas com ajustes na gestão da sua propriedade. É uma vitória e tanto e sabemos que está deixando um legado que chegará às próximas gerações. Temos relatos de produtores cujos filhos haviam trocado o campo pela cidade e que já estão voltando para a lida com o gado leiteiro por causa dos bons resultados gerados pelo Balde Cheio. E resultados como este apenas confirmam que estamos ajudando a fazer a diferença.

Nas duas Agritecs já realizadas também exibimos técnicas de manejo para tanques escavados para piscicultura que tem dado resultados, como os que foram aplicados no povoado de Itans, em Matinha, orgulhosamente um dos nossos grandes casos de sucesso, com excelentes resultados da parceria do poder público, instituições de fomento e pequenos produtores.

Apresentamos, ainda, nessas oportunidades, os resultados que as propriedades assistidas pelo Sebrae obtiveram na produção de farinha, mel e seus derivados, carne e leite de ovinos, doces, entre outros produtos rurais.

Vemos, assim, novas e grandes oportunidades de ampliar não só o alcance de nossas ações, mas os resultados dos 17 projetos que o Sebrae mantém na carteira de Agronegócios, com foco no apoio ao pequeno produtor rural maranhense. Isso nos leva de volta às palavras de Mandela, e nos mostram a diferença que estamos provocando e o que ainda podemos fazer na construção de um Maranhão mais produtivo e competitivo, a partir do conhecimento, da inovação e do desenvolvimento das potencialidades de cada região.
João Martins
Diretor superintendente do Sebrae no Maranhão e especialista em Planejamento e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.