Opinião

Conforto, comodidade e segurança a bordo

artigo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Desde o dia 14 de setembro circula pelos trilhos da Estrada de Ferro Carajás (EFC) o novo trem de passageiros da Vale. Como responsável pelo gerenciamento desta ope­ração, sinto orgulho em ver este projeto virar realidade, principalmente porque neste ano celebramos 30 anos de operação da EFC, um marco da presença da Vale nos estados do Maranhão e do Pará. O transporte ferroviário que oferecemos beneficia, em média, 1.300 pessoas por dia.

Ao todo, são 27 municípios atendidos entre os dois estados e, em alguns povoados localizados nestas regiões, o trem representa a única de forma de locomoção interestadual para seus habitantes. Levando em consideração a média diária, o fluxo mensal de passageiros no trem pode chegar a 350 mil, um número relevante se consideramos que em nosso país as opções de transporte ferroviário de passageiros são limitadas. As vantagens são muitas para quem adota este modelo de locomoção. Se pensarmos que as pessoas podem se movimentar dentro trem enquanto ele segue viagem, este motivo já seria suficiente para elegê-lo como umas das melhores e mais tranquilas opções de viagem.

São essas peculiaridades que tornam esta atividade um desafio e uma motivação para todos da equipe do trem aqui da EFC. Temos nos empenhado para oferecer um transporte de qualidade que não deixa nada a desejar aos serviços oferecidos em trens europeus. Hoje, a população tem à sua disposição um serviço moderno e eficiente, seja para quem viaja na classe econômica ou na executiva, pois ambas possuem sistema de ar refrigerado, monitores de TV e janelas panorâmicas. A segurança é um item primordial em nossas operações, o que torna a viagem bem mais segura em relação às estradas brasileiras. Sem dúvida, trata-se de um legado social que continuará servindo aos passageiros que dependem deste transporte tanto para o lazer e o turismo, quanto para atividades e compromissos de trabalho.

Para facilitar a compra de passagens colocamos à disposição no site da Vale (www.vale.com/tremdepassageirosefc) o serviço de vendas on-line para oferecer mais comodidade e praticidade, principalmente às pessoas que utilizam o trem com mais frequência. Fácil de navegar, a página tem um link com a opção “compra online”, localizado no menu do lado direito da página. Além de programar-se com o objetivo de antecipar sua passagem nos períodos de alta temporada, já que as compras podem ser feitas com pelo menos 45 dias antes da data prevista, o usuário pode emitir o bilhete para a mesma data, mas isto só pode ser feito até três horas antes do horário do embarque.

Essas medidas que adotamos logo após a entrega da nova frota fazem parte deste novo momento de melhorias que a Vale está oferecendo aos usuários do trem. As contribuições dos passageiros por meio do canal de relacionamento que mantemos com o 0800 285 700 (Alô Ferrovia), também foram importantes para ajustarmos as demandas nesta nova fase. Por meio deste contato gratuito buscamos não só uma proximidade de comunicação para eventuais esclarecimentos sobre o serviço, mas também para alcançarmos um nível de satisfação cada vez maior entre os passageiros.

De certa forma, essas boas notícias antecipam as celebrações de uma data especial: os 30 anos do trem de passageiros da EFC. No dia 17 de março de 1986, o Maranhão e o Pará tornavam-se um dos poucos estados do país a oferecer transporte ferroviário para seus habitantes. Hoje, três décadas depois, participar das transformações e evoluções deste serviço sem dúvida é um privilégio e uma oportunidade de crescimento profissional. Esperamos que a população usufrua do serviço e que o Maranhão, assim como o Pará, possam se beneficiar da ferrovia como transporte que alia conforto e comodidade.
Gustavo Mucci
Gerente do Trem de Passageiros da EFC

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.