Na ONU

EUA denunciam que teste de míssil iraniano viola resoluções da ONU

Míssil era capaz de transportar uma arma nuclear, relatório dos EUA; Teerã afirma que seus mísseis balísticos são defensivos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Washington - Os Estados Unidos pediram ao Conselho de Segurança que exija explicações do Irã sobre o recente teste de míssil balístico de longo alcance, o que considerou como uma "clara violação" das resoluções das Nações Unidas.

"Esta é uma clara violação da resolução 1929 do Conselho de Segurança", disse a embaixadora americana Samantha Power.

O Irã, que possui vários tipos de mísseis de 2.000 km de alcance capazes de atingir Israel, anunciou no domingo que testou com sucesso um novo míssil nomeado Emad que tem a capacidade de ser guiado a distância, mas não informou sobre o seu alcance.

Teerã afirma que seus mísseis balísticos são puramente defensivos e que não são projetados para transportar armas e, portanto, não estão vinculados a qualquer resolução da ONU.

"Depois de analisar as informações disponíveis, podemos confirmar que o Irã lançou em 10 de outubro um míssil balístico de médio alcance capaz de transportar uma arma nuclear", declarou a embaixadora americana.

Em julho, o Irã chegou a um acordo nuclear com as grandes potências mundiais para limitar seu programa nuclear em troca do levantamento das sanções internacionais contra sua economia.

O lançamento do míssil ocorre depois de as autoridades iranianas expressarem sua preocupação de que o acordo nuclear possa envolver restrições ao seu programa de mísseis.

Uma resolução aprovada pelo Conselho de Segurança após a assinatura do acordo proíbe o Irã de desenvolver mísseis "projetados para transportar ogivas nucleares".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.