Melhorias

Adiamento da reforma na Rua Grande será debatido

Assunto será um dos pontos discutidos em audiência pública que vai ocorrer hoje, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Uma audiência pública a ser realizada na tarde de hoje vai discutir o projeto de reforma da Rua Grande, em São Luís. O encontro acontece no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), no centro da cidade e reunirá todos os envolvidos na requalificação do principal polo comercial da capital maranhense.

Lojistas, vendedores ambulantes e representantes do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros, Cemar e de outros órgãos participarão do encontro. Durante a atividade, a superintendente do Iphan, Kátia Bogéa, fará a exposição das intervenções que serão realizadas na Rua Grande, do cronograma e da dinâmica de realização das obras, que devem durar por aproximadamente um ano e meio.

Na audiência, os lojistas conhecerão também a logística que será empregada pelos órgãos municipais nas questões de trânsito e remanejamento do comércio informal, entre outros aspectos que serão abordados pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e Urbanismo e Habitação (Semurh).

Reforma - As obras para a reforma da Rua Grande, inicialmente previstas para iniciar no fim deste mês, devem ser adiadas e os serviços iniciados após o período natalino. A possibilidade do adiamento deve-se ao fato de a reforma causar transtornos para os lojistas do principal polo comercial da capital maranhense durante as compras de fim de ano, período em que os as vendas devem ser aquecidas. A possibilidade do atraso será um dos pontos a ser discutido durante a audiência.

O projeto urbanístico da obra inclui o nivelamento total da via, que não terá mais calçadas, mas um piso todo em granito de altíssima resistência; drenagem profunda; rede de esgotamento sanitário e fiação elétrica e telefônica embutidas, pois hoje as redes expostas causam uma série de problemas à Rua Grande. O principal deles é o comprometimento da aparência estética do conjunto de casarões. Além disso, em caso de queda, a fiação pode deixar toda a rua sem energia elétrica.

Também serão instalados postes de iluminação e equipamentos urbanos (lixeiras, jardineiras, bancos colocados em pontos estratégicos para não comprometer a visão das fachadas que ainda preservam as características arquitetônicas originais, iluminação artística, acessibilidade, sinalização e outros). Os equipamentos serão instalados de modo a permitir que em caso de emergência, ambulâncias e outros veículos possam se deslocar com facilidade pela via.

Mais - Será realizada a acessibilidade total dos cruzamentos da Rua Grande para garantir a mobilidade urbana. Todas as transversais da rua receberão serviços em um trecho de até 5 metros para ser feito o nivelamento para que crianças, idosos, cadeirantes e outras pessoas com dificuldades de locomoção possam acessar a Rua Grande em segurança. Por causa disso, os serviços de carga e descarga e de coleta do lixo terão de ser feitos por veículos menores e pelas transversais. A obra inclui ainda o monitoramento eletrônico 24 horas de toda a via.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.