Bandeira Verde

Os ilusionistas

Os ilusionistas

Ney Farias Cardoso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Eu não sabia que pilotos de Fórmula 1 também podem ser mágicos. Digo isso porque, no Grande Prêmio da Rússia disputado ontem na simpática e amena Sochi, aconteceram genuínos lances de pura prestidigitação.

David Copperfield fez a Estátua da Liberdade desaparecer. Assistam. Está no Youtube. Pois Lewis Hamilton não ficou atrás. Um segundo depois do carro de Nico Rosberg apresentar problemas no acelerador e ficar pelo meio do caminho, a Mercedes do futuro tricampeão simplesmente sumiu das imagens. Abriu de imediato nove segundos de diferença para o resto do mundo e só foi reaparecer na hora de receber a bandeirada. Pela 43ª vez, ficando agora atrás do “Professor” Alain Prost em número de vitórias.

Os brasileiros também aprontaram das suas. Ao contrário do que se esperava, pelo péssimo treino de classificação deles no sábado, os Felipes fizeram ótimas corridas. Estiveram entre os pilotos que mais ultrapassaram. Nasr em dado momento foi o segundo, mas precisou trocar pneus e em seguida acabou sendo prejudicado pela segunda entrada do safety car. Seu sétimo lugar, por tudo o que lhe aconteceu no fim de semana, teve mesmo sabor de vitória. Para ele e a Sauber.

Além de ter sido um dos melhores na pista russa, Felipe Massa ainda contou com a sorte de Kimi Raikkonen ter bancado o Copperfield e dado “chá de sumiço” na excelente corrida de Valteri Bottas. O ferrarista se empolgou após deixar para trás Sebastian Pérez e tentou burlar a lei da física automobilística segundo a qual dois carros não podem – nem devem – ocupar o mesmo lugar no espaço de uma curva. O resultado desse “fogo amigo” finlandês foi o merecido quarto lugar de Massa.

Vou encerrar com mais dois ilusionistas de destaque.

Pérez e Rosberg enganaram Deus e o mundo. Um se deu muito bem. O outro saiu do circuito e foi chorar as pitangas, porque Hamilton vai ser mesmo campeão e ponto final.

Todos os que viram a corrida acharam que, por melhor que tivesse sido a estratégia da Force India, os pneus do mexicano iriam em algum momento perder desempenho. O que de fato aconteceu nas duas últimas voltas. Mas a boa estrela deve brilhar em algum momento, e foi incrível a festa da equipe antes e depois de Pérez receber a bandeirada em terceiro.

Nico Rosberg foi mesmo o grande derrotado, no fim de semana. Pensamos que, ontem, ele seria capaz de desbancar seu companheiro de equipe. Deu tudo errado, e no fim das contas pode ser que no fim da temporada não possa garantir sequer o vice-campeonato, no Mundial de Pilotos.

Urubu, quando está de azar...

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.