Projeto

Encerrada turma do projeto “Qualificar é preciso”

Iniciativa, apoiada pelo Grupo Mirante, prioriza a qualificação profissional voltada para a oferta de cursos de culinária de forma gratuita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

O projeto “Qualificar é preciso”, lançado há sete anos e voltado para a qualificação profissional através da oferta de cursos de culinária de forma gratuita, encerrou na tarde de sábado,10, no Clube das Mães do Coroado, mais uma turma. A iniciativa, apoiada pelo Grupo Mirante, auxilia pessoas, dando, além de um novo ofício, uma oportunidade de renda pelo encaminhamento do profissional capacitado ao mercado de trabalho.

Durante o ato de encerramento da turma, cujo curso durou cerca de seis meses e foi constituído por 216 horas de aula, também foram ofertadas aos convidados presentes ao ato as receitas oriundas da capacitação. Entre os pratos servidores, constavam bolos, salgados, doces e bolos. No total, 22 pessoas se formaram, entre homens e mulheres.

Importância

O chef Murilo Costa, responsável pelo projeto “Qualificar é preciso”, destacou a importância do trabalho para a comunidade beneficiada. “É fundamental que pessoas que, antes não tinham qualquer ocupação, ou mesmo as que tinham seus negócios voltados para a culinária, mas que não sabiam como desenvolvê-los, saibam que é a partir de iniciativas como esta que começamos a fazer a diferença na atual sociedade”, disse.

A dona-de-casa Maria Helena Lima, moradora da Liberdade, destacou o curso em sua vida. “Antes, a cozinha era apenas uma ocupação diária, apesar de eu sempre ter gostado de cozinhar. Atualmente, eu sinto prazer de estar aqui no curso e o que é melhor, levar o que aprendi para dentro de casa”, afirmou.

Ananilde Lopes Aguiar, dona de restaurante na cidade de Icatu, também elogiou o curso. Ela participou das aulas ao lado de seu filho, Samuel Aguiar, que segue os mesmos passos ma atividades profissional “ Na verdade, foi meu filho que me convenceu para participar do curso. No começo, estava receosa, não sabia se meu marido deixaria, mas depois tomei coragem e não me arrependo da escolha”, afirmou.

Outro homem que também concluiu o curso foi José Edvaldo Dutra, morador da Cidade Operária, e que é paciente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Prefeitura de São Luís. “Eu gostei muito de ter participado. Aprendi uma profissão nova e vou em frente em busca de meu sonho”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.