Encerramento

Círio de Nazaré, no Cohatrac, termina com missa e procissão

Encerramento acontece hoje com programação tradicional; concentração para a procissão começa às 15h, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab; início da missa que encerra programação será às 19h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Depois de 10 dias de festejo, chega ao fim hoje a edição 2015 do Círio de Nazaré, realizado pela Igreja Nossa Senhora de Nazaré, do bairro Cohatrac. O encerramento será com a tradicional procissão, cuja concentração começa a partir das 15h, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab. De lá o cortejo segue para o Cohatrac, onde será celebrada a missa de encerramento, prevista para as 19h.

De acordo com o padre Flávio Colins, da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, a previsão é de que cerca de 200 mil devotos acompanhem tanto a procissão como a missa. “A devoção a Maria sempre atrai multidões e o que percebemos é que a cada ano mais pessoas se juntam para celebrar o Círio conosco”, destacou o padre.

Clamor
Este ano, o Círio de Nazaré – Festa da Luz traz como tema “Círio de Nazaré, um clamor à vida”. Realizado no Cohatrac há 23 anos, o festejo reúne cerca de 800 pessoas envolvidas diretamente em sua organização. “Todos atuam de forma voluntária. Além disto, vemos ainda uma grande mobilização da comunidade que enfeitam as casas por onde a procissão passa e um envolvimento que chama a atenção”, disse o padre Flávio Colins, que desde 2004 está a frente do festejo.

O pároco ressalta que a Festa de Nazaré transcende ao aspecto religioso já que são realizadas ainda atividades esportivas, como corrida e ciclismo; ecologia, com oficinas de reciclagem para crianças; cultural, com a promoção de shows e eventos realizados na praça em frente a Igreja; e ainda o Círio das Crianças, no qual os pequenos são os protagonistas.
Procissão

Para que tudo saia bem na caminhada de hoje, o padre Flávio Colins disse que haverá apoio da Polícia Militar, que disponibilizará homens montados a cavalo, em viaturas e a pé, além da presença da Secretaria Municipal Trânsito e Tranportes (SMTT) que disciplinará o trânsito.

A previsão dos organizadores é de que a procissão saia da Cohab às 17h. Para animar o trajeto, os romeiros serão acompanhados por três trios de som, sendo que em um vai a imagem da santa e outros carros que levarão crianças vestidas de anjo.
Ainda pela manhã, as atividades na Igreja Nossa Senhora de Nazaré começam às 6h30, com missa; às 9h ocorre a missa dedicada às crianças e às 10h30, o batismo.

Ontem

Ontem pela manhã foi celebrada a missa da Unção dos Enfermos. Na missa, muitos idosos participaram da celebração. Uma delas foi a aposentada Firmina Santiago, de 72 anos. “Vim à missa hoje (ontem) porque no domingo é sempre mais cheio. Além disto, esta celebração é destinada para nós, os idosos também”.

Programação de hoje

6h30 – Missa Solene
9h – Missa das Crianças
10h30 – Batismo
15h – Concentração para a procissão – Igreja Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Cohab)
17h – Saída para o Cohatrac
19h – Missa de Encerramento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.