Reforma

Praça Gonçalves Dias ganha ação de voluntários

Ação promovida pela Telefônica Vivo é realizada pelo quarto ano em São Luís; cerca de 90 voluntários fizeram atividades de jardinagem e revitalização

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Não é de hoje que há reclamações sobre a falta de cuidado com praças e vias públicas de São Luís. Um dos pontos turísticos mais visitados pela população ludovicense, a Praça Gonçalves Dias, não escapou do descaso. O local, que tem vista panorâmica da Beira-Mar e é um dos pontos preferidos para encontro de casais e lazer de crianças e adolescentes, vem sofrendo com a ação de assaltos e a depredação.

Em uma tentativa de restaurar o paisagismo no local, várias pessoas participaram durante todo o dia de ontem do Dia dos Voluntários da Telefônica, realizada pelo quarto ano consecutivo no Maranhão. Pintura de bancos, muros e canteiros, além de serviços de jardinagem como tro­ca de grama e plantio de mudas, foram as principais atividades desenvolvidas pelos voluntários.

Além de São Luís e Imperatriz, outros 40 municípios brasileiros receberam a ação, mobilizando mais de 5,5 mil colaboradores/vo­luntários. Na Região Norte, Belém, Marabá, Redenção e Santarém – Pará, Macapá (Amapá), Manaus (Amazônia) e Boa Vista (Roraima) foram contempladas pelo projeto, que também é realizado simultaneamente em 32 países onde a Telefônica Vivo tem atuação.

A ação realizada na capital maranhense recebeu apoio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico e do Instituto Municipal de Paisagem Urbana. Em Imperatriz, o voluntariado aconteceu no Conselho Escolar da Creche Caminho Feliz, entidade filantrópica que beneficia 85 crianças por ano promovendo atividades educacionais para crianças com idade inferior a pré-escolar.

Revitalização - Este é o quarto ano consecutivo em que o Dia do Voluntário Telefônica é realizado na capital. No primeiro, os voluntários se concentraram na revitalização da Fonte das Pedras (Centro) e nos dois seguintes auxiliaram na reforma da Creche Alegria de Viver, no bairro do Coroadinho. “Todo ano nós recebemos indicações de onde devemos concentrar nossas atividades e, desta vez, decidimos que seria um patrimônio histórico. Cuidar da praça não é tarefa só do governo, mas da comunidade. Queremos conscientizar a população de que esse patrimônio é algo nosso e é nossa respon­sabilidade zelar por ele”, destacou Luiz Fernando Lins, gerente de divisão da Telefônica Vivo no Maranhão.

Os voluntários concentraram atividades simultâneas em São Luís e Imperatriz. Luiz Fernando Lins salientou que, para participar, basta se inscrever on-line pelo site da empresa. Antes da finalização da ação, os voluntários receberam treinamentos específicos em jardinagem e revitalização de ambientes.
“Reunimos pessoas de todas as idades, mas a grande maioria é de jovens, sejam eles estudantes universitários ou aqueles que fazem parte da nossa rede nas cinco lojas que temos no Maranhão”, comentou.

Foi o caso de Aline Marques, 35 anos, estudante do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ela participou pela primeira vez dessa ação voluntária. O que lhe motivou a participar do programa foi a paixão que mantém pela arquitetura, paisagismo e voluntariado. “Eu resolvi unir o útil ao agradável. Sou apaixonada por paisagismo e o voluntariado é algo muito importante, pois nos conscientiza a cuidar daquilo que é nos­so”, destacou a estudante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.