Premiação

Secretário de Saúde recebe prêmio nacional

José Carlos dos Anjos foi escolhido pela Premium Brasil por causa do trabalho dedicado à melhoria da saúde pública de São João Batista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
José Carlos dos Anjos e a mãe, Aldeide Figueiredo, após receber o Prêmio Carlos Chagas 2015, na Bahia
José Carlos dos Anjos e a mãe, Aldeide Figueiredo, após receber o Prêmio Carlos Chagas 2015, na Bahia (Premio)

São João Batista
O secretário de Saúde do município de São João Batista, José Carlos Figueiredo dos Anjos, recebeu o Prêmio Dr. Carlos Chagas 2015, da certificadora nacional Premium Brasil.

Em sua 12ª edição, o prêmio reúne secretários de Saúde de todo o Brasil e é o reconhecimento de todas as ações executadas pelas gestões municipais do setor durante o ano de 2014, e que trouxeram melhorias para a população e, principalmente, para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prêmio foi entregue durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Pública, em solenidade oficial realizada com a presença de autoridades e convidados, na semana passada, na Costa do Sauípe, na Bahia na última semana de setembro. José Carlos dos Anjos foi eleito pelos demais secretários presentes, para representá-los no evento.

“Sinto-me honrado em receber a premiação a mim dedicada, como reconhecimento do bom trabalho que tenho realizado para melhorar a saúde pública do município que represento”, disse o secretário.

Para José Carlos dos Anjos, receber a premiação o estimula a continuar, dispensando esforços sem medida, visando apoiar a qualificação e ampliação da atenção básica e assistência na saúde de São João Batista. O secretário também fez homenagens em seu discurso. “Não poderia deixar de prestar meus agradecimentos à Deus, a minha família, em especial a minha guerreira Aldeide Figueiredo, minha mãe, ao prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro [PP], e a todos os servidores que compõem a pasta da Saúde”, destacou.

Segundo a Premium Brasil, os critérios analisados para a escolha dos 50 melhores secretários foram: a análise da Secretaria Municipal de Saúde pelo SUS, a análise das medidas tomadas para a proteção da saúde da população, a avaliação dos recursos operacionais e humanos, os projetos e obras municipais, a análise dos recursos e o destaque do setor sanitário pelos meios de comunicação. A pesquisa também usou fontes associadas à saúde brasileira em níveis municipal e estadual e os principais meios de comunicação relacionados à saúde pública municipal.

O título é conferido depois de analisada a qualidade do trabalho, a transparência, a responsabilidade e excelência na saúde dos municípios, além da verificação da melhora dos indicadores oficiais da pasta no Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde de São João Batista disse que foi buscando soluções para as graves deficiências no sistema de saúde municipal, elaborou metas, teve apoio da administração municipal e da equipe de servidores e o resultado positivo surgiu, mudando o quadro do município.

José Carlos dos Anjos também foi agraciado com prêmio The Best Saúde Maranhão 2014, da Revista Saúde News, especializada em divulgar assuntos da área há oito anos no Norte/Nordeste, com o apoio do Conselho Estadual de Secretários de Saúde (Cosens).

O evento, que no ano passado ocorreu no Hotel Luzeiros, em São Luís, visa homenagear os secretários municipais de Saúde que se destacaram à frente das pastas, levando como fator preponderante o cumprimento de uma série de metas, entre elas, os pactos da saúde, as metas de vacinação, o tratamento dispensado aos agentes comunitários, entre outros.

Saiba mais
Desenvolvendo diversos serviços

- O secretário de Saúde do município de São João Batista, José Carlos Figueiredo dos Anjos, já foi presidente da Associação dos Funcionários da Justiça do Estado Maranhao (Asfujema) de 1998 a 2002. Nesse mandato também recebeu congratulações pelos serviços prestados na entidade e para os associados.

- Durante sua trajetória na Asfujema, José Carlos dos Anjos compra o terreno da sede recreativa, no Araçagi e lá construiu duas piscinas com cascata e seis chalés, o que permite que os associados tenham lazer de qualidade.

- A sede administrativa foi dotada de estrutura de funcionamento, foi climatizada e informatizada. Ainda como presidente da Associação dos Funcionários da Justiça do Estado Maranhao, José Carlos dos Anjos instituiu o Prêmio Funcionário Padrão. Além disso, adotou o sistema de cheque para compra no supermercado, postos de combustíveis e farmácias. Também firmou vários convênios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.