Coleções

Roupas fluidas e casuais são tendência para o inverno 2016

stilistas apresentaram suas coleções no Minas Trend, que foi encerrado na quarta-feira em Belo Horizonte; Lino Villaventura estreou no evento de moda este ano

Jock Dean / Enviado especial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Modelo mostra peça da coleção outuno-inverno de Lino Villaventura no Minas Trend
Modelo mostra peça da coleção outuno-inverno de Lino Villaventura no Minas Trend (Roupas fluídas)

BELO HORIZONTE - A estreia do estilista paraense Lino Villaventura na passarela do Minas Trend foi o grande destaque do último dia de desfiles da 17ª edição do evento, em Belo Horizonte, Minas Gerais. para a coleção Outono-Inverno 2016 ele uniu uma das suas principais características, a dramaticidade, à praticidade e contemporaneidade das suas composições. Praticidade também é a aposta da Plural para a próxima estação. a Llas quer que o guarda-roupas feminino esteja repleto de peças mais leves. A androginia, tema recorrente na passarela mineira, é a tendência que a Mabel Magalhães quer ver nas ruas na próxima estação.

Para sua estreia em Belo Horizonte, Lino Villaventura procurou trazer algo diferente do que comumente mostra na São Paulo Fashion Week, mas sem perder as características da sua produção. A coleção apresentada por ele para o Outono-Inverno 2016 é fresh e casual, fácil de usar e pautada pelo conforto. Para isso, peças como vestidos de tubo em malha, calça ampla com maxibolsos e vestidos longos aparecem nas araras da marca para a próxima temporada. Mas se engana quem pensa que as peças são básicas. Decotes ombro a ombro e recortes diagonais tornam os looks de Lino Villaventura bem elaborados como se espera de uma coleção sua.

Ainda em busca dessa diferenciação entre as tendências que mostra na SPFW e o que apresentou no Minas Trend, ele procurou novos tipos de tecidos e aí aparecem algodão, cambraia, tricoline e malha de seda que ganham bordados, vazados, plissados, rendas, assimetrias, nervurados, mas os detalhes são comedidos e pontuais, assim como a presença de cores vibrantes, que aparecem em pequenos toques em meio a fundos pretos e brancos.

Plural - Novidade também foi o que a Plural procurou trazer para a passarela este ano. Não apenas por causa da mudança de estação, mas também por que a marca estava em busca de um estilo novo para sua coleção. Conhecida por looks geométricos, para o Outono-Inverno 2016 ela apostou em traços mais orgânicos em uma coleção de shapes longilíneos e mais próximos à pele, com estampas estilizadas com ilustrações de mulheres nuas feitas por Frederico Valim. Coletes de comprimentos diversos, casacos 7/8, pantacourts, bolsas-pochetes e botas trazem conforto e leveza. Na paleta de cores, ele traz do off-white ao bordô, passando pelo marinho e chumbo.

LLAS - A coleção da LLAS foi, talvez, a aposta com menos cara de Outono-Inverno. Tecidos muito leves, esvoaçantes, como sedas, algodões, crepes, malhas e linhos, aplicações como laços, tiras e faixas, acabamento rústico e cores que iam do branco ao rosa e azul, passando pelos vibrantes vermelho, amarelo, pink e verde flúor davam ares mais solares e primaveris à coleção da marca, que trouxe peças que denotavam conforto e praticidade, como vestidos longos. Talvez numa aposta de dias mais quentes mesmo no Outono-Inverno, como se tem observando no país ultimamente.

Mabel Magalhães - Certamente com uma das melhores coleções apresentadas no Minas Trend para o Outono-Inverno 2016, a Mabel Magalhães apostou todas as suas fichas no contraste da androginia. E apesar de outras marcas terem feito a mesma aposta, a Mabel Magalhães resgatou do guarda-roupa masculino a alfaiataria e a uniu a tecidos transparentes e fluídos, como rendas e tules, para destacar as curvas do corpo feminino, porque a mulher da Mabel Magalhães é andrógina, mas guarda as principais características femininas em seu guarda-roupa. Assim, temos desde cortes mais sóbrios a peças com bordados de pedrarias, plumas e camisaria. Estampas florais e laços guardam o romantismo comumente associado à mulher. Na paleta de cores, o clássico preto e branco dividem espaço com o pink. Finalizando o look, sandálias de salto alto e grosso, nas mesmas cores apresentadas para as peças ou com destaque animal print.

*O jornalista participou do Minas Trend a convite da organização

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.