Direitos

Defensoria Pública do Estado inaugura seu 34º núcleo em Matões

População do município vai dispor gratuitamente de serviços da Justiça, por meio da atuação de defensores públicos estaduais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
(Defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida)

Dando continuidade ao processo de expansão dos seus serviços no interior do estado, a Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA), inaugurou, na cidade de Matões, quarta-feira,7, sua 34ª unidade de atendimento.

Localizado no leste maranhense, Matões - que fica 483 quilômetros distante de São Luís - possui, segundo o IBGE, uma população de mais de 30 mil habitantes e integra a lista de cidades com baixos Índices de Desenvolvimento Humano do país, com apenas 0,567 pontos. Já no âmbito judicial, tramitam no fórum local mais de dois mil processos, o que têm agravado a situação do já sobrecarregado sistema judiciário maranhense.

Matões foi a 28º núcleo instalado nos últimos cinco anos pela instituição, sendo o terceiro inaugurado pela atual gestão. Esse crescimento possibilitou um incremento significativo no número de pessoas que potencialmente poderão acessar gratuitamente à Justiça, por meio da atuação de defensores públicos estaduais. Hoje, a DPE está disponível para mais de 3,7 milhões de pessoas em todo o estado, onde cerca de 80% recebem menos de três salários mínimos.

Cobertura geográfica

Durante a inauguração do núcleo, a defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, destacou que a ampliação da cobertura geográfica da DPE no estado atende à política de gestão do órgão iniciado em 2010, voltada a estender a atuação institucional.

“O objetivo dessa expansão é contemplar cidades com grandes adensamentos populacionais, baixos indicadores sociais e grande volume de processos judiciais em tramitação. E a chegada da Defensoria em Matões é mais uma meta de gestão alçada, que vai contribuir para a redução das desigualdades sociais e combate à pobreza, por meio da atuação aguerrida dos defensores públicos estaduais”.

Na comarca, existem 2.150 ações judiciais, em sua maioria de natureza cível, com destaque para processos ligados a empréstimos consignados. Já na esfera criminal, há um grande número de litígios envolvendo a violência doméstica. Para o juiz Marcos Aurélio Silva, a chegada da Defensoria representa uma grande conquista para a população local.

“A instalação da Defensoria é, sem dúvidas, uma das maiores conquistas para Matões nos últimos anos. Com certeza contribuirá para dar mais celeridade à Justiça na comarca”. Já a promotora de Justiça Patrícia Fernandes Ferreira disse que a atuação da DPE agilizará os milhares de processos ali existentes. “Com a Defensoria na cidade, nosso trabalho também fluirá com maior rapidez e, com isso, as demandas da população serão atendidas com a brevidade desejada”, afirmou.

O defensor público e titular do núcleo de Matões, Jordão Veras de Azevedo, durante seu discurso, enfatizou o papel da Defensoria na promoção de uma cultura de resolução de conflitos pela via extrajudicial. “Acredito na vocação da Defensoria para a solução extrajudicial para conflitos, contribuindo para que um número cada vez menor de demandas chegue aos tribunais. É isso que buscaremos também aqui, assim como fiz por onde atuei”, disse o defensor, que já atuou nas cidades de Bacabal e Coelho Neto.

Também presente no evento, o diretor institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Rubens Pereira, fez questão de enaltecer a chegada da instituição ao município com vistas a garantir direitos à população. “A comarca de Matões foi agraciada com a instalação de um núcleo da Defensoria e, com certeza, a população dos municípios contemplados ganharam um importante meio de solução de problemas, principalmente, questões judiciais”.

O núcleo da DPE, em Matões, funciona das 8h às 17h, na Travessa 15 de Novembro, nº 76, Centro. O local contará com ambiente totalmente climatizado, gabinetes para defensores, servidores do setor administrativo e estagiários, recepção para mais de 20 pessoas, banheiros e rampas de acessos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, brinquedoteca para entretenimento das crianças, dentre outros.

Audiência pública

A exemplo do que acontece em todas as inaugurações de núcleos regionais entregues no interior do estado, a Defensoria Pública realizou, pela manhã, audiência pública na câmara municipal de Matões. O objetivo é apresentar à população matoense a atuação, o crescimento e os serviços oferecidos pela instituição, além de ouvi representantes das entidades da sociedade civil da região e comunidade em geral.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores, Josias Araújo, reconheceu a importância da presença da DPE no município. “Eu, como vereador, integrante de movimentos sociais e cidadão, destaco que a implantação da Defensoria Pública beneficiará a camada mais baixa da população, que, infelizmente ainda é grande. Espero que a cidade abrace a instituição e possa usufruir de seus serviços integralmente”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.