Pedalada

Passeio ciclístico para trabalhadores do transporte movimenta a Avenida Litorânea

“Pedalando” está sendo realizado em todo o país convocando trabalhadores do setor de transporte para praticar atividades físicas e obter mais qualidade de vida

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Incentivar o uso da bicicleta seja para garantir uma melhor qualidade de vida ou pelo uso ecologicamente correto nos deslocamentos diários foi a proposta do passeio ciclístico Pedalando promovido pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Cerca de 500 profissionais e seus familiares participaram do evento, uma pedalada na Avenida Litorânea.

O passeio começou por volta das 9h no Círculo Militar, na Praia de São Marcos, e percorreu a Avenida Litorânea no sentido da Praça do Pescador e retornou ao ponto de partida. Em um ritmo compassado, amigos, colegas de trabalho e familiares completaram o percurso de 10 km do passeio em meio ao visual das praias da capital.

Segundo a diretora da regional São Luís do Sest/Senat, Rose Nina, a proposta foi proporcionar um momento de lazer para os trabalhadores em que eles pudessem estar junto às suas famílias incentivando o uso da bicicleta. “Também demos no kit dos participantes uma cartilha do ciclista lançada pelo Ministério das Cidades, que é muito importante para que o motorista tenha essa visão sobre como o ciclista é uma alternativa não só de vida saudável, mas de facilitar o trânsito, diminuir o número de carros e que essa convivência pode ser saudável”, explicou.

Participação - Muitos trabalhadores aproveitaram a oportunidade para levar seus filhos para o passeio. O motorista Emanoel Pereira foi um deles. Ele participa de dois grupos de pedalada de São Luís e decidiu levar os filhos, Ramayanna e Ryan, de 10 e 8 anos, para o passeio do Sest/Senat. “Esse foi o primeiro passeio que participamos dessa organização. Acho importante trazê-los para a praia também para praticar atividade física desde pequenos”, afirmou.

A organização do passeio fez um convite às empresas de transporte da capital para participarem do passeio. Uma delas foi a empresa São Benedito. O encarregado de Recursos Humanos, Carlos Antônio Feitosa Melo, aprovou a iniciativa visto que há uma preocupação com a qualidade de vida do trabalhador. “É muito importante para a saúde que o trabalhador entenda que a atividade física é saúde. Você controla toda a sua saúde através de uma pedalada, uma caminhada, uma boa alimentação”, ressaltou.

Ao final do passeio, foi feita entrega simbólica dos alimentos arrecadados durante as inscrições para o evento para a Fundação Antonio Dino, instituição filantrópica mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello. Para se inscrever no passeio, era preciso doar 1kg de alimento não perecível. Durante a programação, também foi feito o sorteio de capacetes de ciclismo para os participantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.