Sustentabilidade

Semana da Sustentabilidade é encerrada com palestras, oficinas e show

Na programação da Semana da Sustentabilidade, crianças, jovens e adultos puderam conferir ações voltadas à preservação do meio ambiente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Semana da Sustentabilidade contou com diversas ações
Semana da Sustentabilidade contou com diversas ações (Semana da Sustentabilidade)

A programação da Semana da Sustentabilidade 2015, promovida pelo Grupo Mirante, foi encerrada neste domingo com diversas atividades e um grande público. Realizado em parceria com Alumar, Cemar,Sebrae, Moove e Instituto Ecos de Gaia, o evento levou palestras, oficinas, exibição de documentários, shows artísticos e outras atividades para a praça do Shopping da Ilha.

Aberta ao público, a Semana contou com atividades diárias a partir das 14h em prol do meio ambiente, com o intuito de despertar a consciência das pessoas para a importância de preservar o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento sustentável. O evento contou com uma média de 40 atividades e um público de 20 mil pessoas passou pelos stands dos parceiros.

Assim como os outros dias da programação, o último atraiu muitas famílias. Direne Santana foi uma das mães que levou os filhos para o espaço. Ela contou que o filho Luan, de 9 anos, participará de uma feira de ciências na escola sobre o tema sustentabilidade e aproveitou a Semana para que ele aprendesse um pouco mais. “Um evento desses é importante. Eles aprendem muito”, disse a mãe.

Prática

Muitas crianças participaram da oficina de reciclagem em pet e similares, ministrada pelo artista plástico Sílvio Serra. Ele ensinou os pequenos a montar os mais variados brinquedos com garrafas de água e de produtos de limpeza.

Segundo Viviane Madorra, gerente de Marketing da TV Mirante, essa interação do público nas atividades realizadas mostra que o evento alcançou mais uma vez seu objetivo: demonstrar que a sustentabilidade pode ser incorporada ao dia a dia facilmente. “Queremos sempre aproximar o público desse conceito, que muita gente conhece só na teoria e outras pessoas nem sabem o significado”, ressaltou.

O público também pode conhecer um pouco mais sobre a geração de energia solar com a empresa Moove, que atua no Maranhão desde 2008.

Marcelo Orrico, diretor da empresa, explicou que ainda há muito mercado a ser explorado no estado tanto nas residências como nas indústrias. Daí a importância da divulgação em eventos como a Semana de Sustentabilidade. “Ainda não existe um financiamento, um incentivo do governo. O Estado do Maranhão ainda cobra ICMS sobre a energia gerada, mas acredito que ano que vem teremos novidades do governo federal que impulsionarão o mercado”, afirmou. l

Ações culturais foram realizadas

O último dia da programação da Semana da Sustentabilidade, promovida pelo Grupo Mirante também contou com apresentação de lendas do grupo Xama Teatro, oficina de tiaras e flores de Cetim, com retalhos de chitão e palestra sobre a Importância da Água. O encerramento foi ao som do show de Erasmo Dibell e Djalma Chaves.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.