Imortal

Poesia de reencontro

Membro da Academia Maranhense de Letras, José Carlos Sousa Silva, lançará, amanhã, às 19h, na Academia Maranhense de Letras, os livros “São Luís é Cidade Luz” e “Encontro com as palavras”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
José Carlos Sousa Silva lançará dois livros
José Carlos Sousa Silva lançará dois livros (José Carlos Sousa Silva)

Advogado, jornalista, professor universitário e membro da Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz), José Carlos Sousa Silva lançará, amanhã, às 19h, na Academia Maranhense de Letras (Rua do Sol), os livros de poesia “São Luís é Cidade Luz” (3ª edição) e “Encontro com as palavras” (1º edição). As duas obras refletem o olhar do autor para a cidade, no caso do primeiro, e sua visão acerca do mundo, das pessoas e da vida.

“Encontro com as palavras” tem prefácio de Alex Brasil. Na obra, os poemas estão no limite entre a prosa e a poesia. “José Carlos Sousa Silva faz parte desses sobreviventes de uma realidade sem perspectivas no interior do Nordeste e que, para além de lavrar a terra pela sobrevivência diária, sobrepõe-se às adversidades e passa a lavrar os sonhos de uma outra vida através das palavras e do conhecimento”, escreve Alex Brasil.

Declaração

Em “São Luís é Cidade Luz”, José Carlos Sousa Silva declara o seu amor à cidade que o acolheu após deixar o interior do Maranhão para estudar na capital. No prefácio, Américo Azevedo Neto escreve: “José Carlos, movido por esse sentimento que não conseguiu reter, devolve a essa cidade, em forma e em proporções iguais, o amor recebido”.

Para o advogado, foi em São Luís que ele estudou e conseguiu realizar o sonho de chegar aos melhores lugares, entre os quais, ser membro efetivo da Academia Maranhense de Letras. “Esse era o meu sonho, desde jovem”, afirma.

José Carlos Sousa Silva morou na Rua Luzia Bruce, no centro de São Luís, por muitos anos, a partir de 1960. “Era chamada Beco dos Barqueiros, número 52. Eu morava em um quarto alugado para estudantes”, conta, lembrando que no livro há um poema que fora transformado em música, chamado “Saudação a São Luís’. Outro é um poema em saudação à Academia Maranhense de Letras.

José Carlos Sousa Silva é natural de Santa Quitéria. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB), da qual é hoje conselheiro nato. Em diversos mandatos foi conselheiro federal da OAB, representando o Maranhão. É membro, na categoria de colaborador, da Associação Brasileira de Imprensa. O advogado tem trabalhos publicados e em diversos periódicos. Entre os livros lançados, estão “Abuso de poder no Direito Administrativo”, “Ética na Advocacia”, “Direito à Vida” e “Princípios Fundamentais do Estado Brasileiro”, entre outros.

Serviço

O quê

Lançamento dos livros “São Luís é Cidade Luz” (3ª edição) e “Encontro com as palavras” (1º edição), de José Carlos Sousa Silva

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.