Descendentes de Luís XIII

Descendentes de Luís XIII leiloam tesouros de família

Itens somaram 6 milhões de euros; quadro de 531 mil foi item mais caro; Estado adquiriu 15 peças, das quais quatro irão para Palácio de Versalhes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Paris - Os herdeiros da família Orleans, descendentes do rei Luís XIII da França, venderam na terça e ontem, 30, alguns tesouros de família por um total de 6,2 milhões de euros, informou a casa de leilões Sotheby's.

Um quadro de Carmontelle, intitulado "Les Gentilshommes du duc d'Orléans" ("Os cavalheiros do duque de Orleans"), foi arrematado por 531 mil euros e foi a peça de maior valor do leilão.

Um conjunto da famosa porcelana de Sèvres foi leiloado por 495 mil euros e um jogo de tabuleiro criado pelo marceneiro Roentgen para o jovem Luís Felipe, por 285 mil euros.

O Estado francês usou seu direito preferencial de compra para adquirir 15 peças, quatro delas para o Palácio de Versalhes.

Tesouros

Ao contrário do anunciado, três "tesouros nacionais" não foram a leilão, incluindo um registro das contas, entre 1495 e 1496, do castelo de Amboise. Trata-se de um conjunto de 300 folhas de papel vitela (feito com pele de bezerro) mantidos pelos administradores do rei Carlos VIII.

A família havia conservado durante séculos os objetos leiloados e algum remontam à época de Henrique IV, que reinou na França entre 1589 e 1610.

A coleção foi entregue primeiro a uma fundação pelo conde de Paris, Henrique, que queria deserdar todos os seus filhos, com os quais estava brigado. Mas, após sua morte, em 1999, a justiça decidiu após uma longa batalha nos tribunais que os bens tinham que ser restituídos a seus herdeiros.

Com esta decisão, faltava resolver o problema de como repartir os bens entre os dez herdeiros e finalmente decidiu-se por leiloá-los.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.