Inativo

Telefone do Samu, em São Luís, fica fora do ar mais uma vez

Em pouco mais de uma semana, hoje é a segunda vez que a central de chamadas, o 192, fica temporariamente fora do ar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Chamadas das ambulâncias do Samu devem ser feitas pelo 190
Chamadas das ambulâncias do Samu devem ser feitas pelo 190 (samu)

SÃO LUÍS - Em pouco mais de uma semana, hoje é a segunda vez que a central de chamadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o 192, fica fora do ar. O alerta foi feito no início da tarde desta quarta-feira (30) pela Prefeitura de São Luís.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que por causa do problema, as chamadas das ambulâncias do Samu devem ser feitas pelo 190, do Centro Integrado de Polícia e Segurança (Ciops).

A Semus disse, ainda, que previsão de regularização das chamadas deverá ocorrer ainda hoje. A previsão é que os trabalhos sejam retomados a partir das 18h30h.

No início da semana passada, no dia 21, a central de chamadas do Samu também ficou temporariamente fora do ar e foi necessário, assim como hoje, usar o 190 para solicitar assistência.

Trabalho - Em São Luís, 12 ambulâncias, 10 USBs e duas Unidades de Suporte Avançado (USA), atendem a população. Além da sede, no Anjo da Guarda, as equipes de plantão ficam em pontos de apoio na Cidade Operária, Cohatrac, Vinhais, São Bernardo e BR-135.

Em 2014, foram mais de 2.500 atendimentos apenas de acidentes de trânsito, 25% do total de ocorrências, o que significa que em um ano o serviço recebeu mais de 10 mil chamados. Outro dado chama a atenção: 60% das vítimas são motociclistas. Mas esse número pode ser ainda maior, se contadas as ocorrências da cidade de São José de Ribamar, cujos atendimentos também são regulados pelo Samu de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.