Responsabilidade social

Semana da Sustentabilidade começa hoje

Começa hoje a 3ª Semana da Sustentabilidade, promovida pelo Grupo Mirante e vários parceiros no Shopping da Ilha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Crianças visitaram um dos estandes da Semana da Sustentabilidade em 2014
Crianças visitaram um dos estandes da Semana da Sustentabilidade em 2014 (Semana da Sustentabilidade)

Começa hoje a 3ª Semana da Sustentabilidade, promovida pelo Grupo Mirante e que vai até domingo, dia 4, na Praça de Eventos do Shopping da Ilha. O evento tem como objetivo reforçar os ideais sustentáveis, principalmente no momento quando se debate a crise hídrica e práticas de consumo consciente. A programação conta com oficinas de reaproveitamento de material, atividades lúdicas para crianças, além de uma grande novidade: apresentação de shows com artistas locais e mini-palestras.

A Semana da Sustentabilidade é um evento aberto ao público e as atividades acontecerão diariamente das 14h às 22h. Com o apoio da Alumar, Cemar, Sebrae e do Instituo Ecos de Gaia, o Grupo Mirante quer chamar a atenção de crianças, jovens e adultos para que adotem boas atitudes. “O evento faz pensar e refletir sobre a situação do planeta. A gente tem a água como um dos principais temas, um assunto muito atual”, afirmou Cristina Almeida, coordenadora de Eventos do Grupo Mirante.

Para isso foi criado um ambiente com diversos estandes grafitados na parte externa pelo artista Gil Leros que funcionarão como um espaço de informações sobre o tema sustentabilidade. Também haverá uma exposição sobre a poluição dos rios. “Temos lado a lado um rio assoreado e um limpo para mostrar para as pessoas a importância de cuidarmos dos recursos hídricos e as consequências negativas da falta de preservação”, disse Cristina Almeida.

Abertura

A abertura oficial da 3ª Semana da Sustentabilidade ocorrerá às 19h com apresentação da Banda do Bom Menino, mas a programação terá início às 14h com oficinas de reaproveitamento de material, atividades lúdicas para crianças, paineis, exposições, apresentações culturais e outras atividades. “Este ano, estamos com uma programação bem mais completa que nos anos anteriores”, informou Cristina Almeida.

Amanhã, serão apresentados os documentários “Brincando na Floresta”, de Giselle Bossard, que divulga a o trabalho incansável de Mestre Apolônio, tendo como pano de fundo o Boi da Floresta, ao qual ele dedicou grande parte da sua vida, e “O dono da capoeira”, de Roberto Augusto Pereira, que conta a vida de Anselmo Barnabé Rodrigues, o Mestre Sapo, capoeira baiano que chegou a São Luis na década de 1960, se radicou na cidade, e marcou profundamente a história da capoeira local.

Na sexta-feira, dia 2, inicia-se a programação do Espaço Cemar, onde será possível tirar dúvidas, assistir documentários maranhenses, participar de oficinas, jogos e se cadastrar no Projeto Ecocemar, que concede descontos na conta de energia, e contribuir com o meio ambiente. Haverá ainda a apresentação do músico Chiquinho França, às 19h. A programação do Espaço Cemar segue até o sábado, dia 3, com a exibição dos documentários São Luís nos 4 cantos, que contam histórias que têm como tema a cidade de São Luís.

No domingo, entre as atrações e atividades está o grupo Xama Teatro, que apresentará um espetáculo especial sobre as lendas de São Luís. Com uma programação tão diversificada, a Semana de Sustentabilidade deve atrair um grande público. “A gente recebe a visita de muitos grupos escolares, sobretudo aqueles atendidos pelas empresas que são nossas parceiras no evento. Mas o fato de ser realizada em um shopping, a semana atrai um público diverso já que chama a atenção de quem está de passagem”, disse Cristina Almeida.

Programação de hoje da Semana

14h - Jogo do Facebook

15h às 17h - Reaproveitamento de retalhos de feltros para confecção de chaveiros

16h - Apresentação do Coral da Comunidade de Piquizeiros

17h - Atividades Recreativas - Exibição do Documentário São Luís nos 4 Cantos

18h - Oficina de Artesanato de Fibra de Buriti - Porta Chaveiro

19h - Abertura Oficial com apresentação da Banda do Bom Menino

20h - Exibição do documentário "A Pedra e a Palavra" de Joaquim Haickel e Coi Belluzzo

Shows

2/10 – Chiquinho França, às 19h

3/10 – Flávia Bittencourt, às 19h

4/10 – Erasmo Dibel/ Djalma Chaves, às 19h

Atividades Diárias:

Exposição 35 anos Alumar

Exposição Painel de Energia Solar pela Movie Energia Solar

Exposição de drone. Protótipo desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão para auxiliar no levantamento de imagens dos rios.

Exposição de produtos reciclados pelo Sebrae.

Exposição Rios da Grande São Luís.

Sebrae promoverá cinco oficinas de reciclagem

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) realizará cinco oficinas de reciclagem na Semana de Sustentabilidade, que começa hoje. A entidade é uma das parceiras do evento.

“A programação da Semana de Sustentabilidade faz parte das ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio. O Sebrae está participando deste evento por acreditar que iniciativas que estimulam a criatividade e empreendedorismo em pequenos negócios podem ajudar o país a superar o momento econômico adverso que estamos passando”, disse o diretor superintendente do Sebrare, João Martins.

Nesta edição, o foco da participação do Sebrae serão ações que mostram o potencial que as atividades de reciclagem para gerar emprego e renda. Além das oficinas, estão previstas uma exposição de artesanato feito com materiais reciclados por microempreendedores individuais e empresas participantes dos projetos do Sebrae e atendimento empresarial para pequenos negócios e empreendedores.

As oficinas terão 30 vagas e duração entre duas e três horas. As inscrições podem ser feitas no próprio local, até meia hora antes do início das oficinas. Hoje, haverá oficina de confecção de chaveiros, das 15h às 17h.

Amanhã ocorrerá a oficina de tiaras e flores, das 14h às 16h; no dia 2 de outubro, será a vez da oficina Reciclar para um mundo melhor, das 14h às 16h. No sábado (3), o Sebrae realizará a oficina de garrafas pets, das 14h às 16h e no domingo haverá uma segunda oficina de Tiara e Flores, das 16h às 18h. Já a orientação e a exposição acontecerão nos cinco dias do evento.

Sebrae na Semana de Sustentabilidade

Hoje

Oficina de chaveiro 15h às 17h

Exposição de artesanato 14h às 22h

Atendimento empresarial 14h às 22h

Amanhã

Oficina de tiaras e flores 14h às 16h

Exposição de artesanato 14h às 22h

Atendimento empresarial 14h às 22h

2 de outubro

Oficina de Reciclar para um mundo melhor 16h às 18h

Exposição de artesanato 14h às 22h

Atendimento empresarial 14h às 22h

3 de outubro

Oficina de Garrafas PETs 14h às 16h

Exposição de artesanato 14h às 22h

Atendimento empresarial 14h às 22h

4 de outubro

Oficina de tiaras e flores 16h às 18h

Exposição de artesanato 14h às 22h

Atendimento empresarial 14h às 22h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.