Combustíveis

Petrobras aumenta preço da gasolina e do óleo diesel

Repasse para consumidores depende de decisão dos postos de; Sindicombustíveis no MA deve informar de quanto será aumento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
(postos de combustíveis)

Orçamento do consumidor que já anda apertado vai ficar mais ainda. É que desde às 0h de hoje, a gasolina e o diesel estão mais caros nas refinarias em 6% e 4%, respectivamente, de acordo com comunicado da Petrobras.

O repasse para os consumidores ainda não é conhecido, já que depende da decisão dos postos de combustíveis. Ainda hoje, o Sindicombustíveis no Maranhão deve informar de quanto será o aumento na bomba.

Em novembro de 2014, a Petrobras já havia aumentado em 3% o preço da gasolina e 5% o diesel nas refinarias. Assim como neste ano, o reajuste entrou em vigor a meia-noite do dia seguinte ao anúncio.

Na época, a diretoria da estatal vinha pressionando o governo para ser autorizada a praticar uma elevação dos preços dos combustíveis para reequilibrar suas contas. De janeiro a setembro, a companhia amargou prejuízo de R$ 60 bilhões por conta da defasagem de 17% decorrente da diferença entre o que a petroleira estava pagando pelo combustível no mercado internacional e o preço que estava vendendo no mercado doméstico.

Nos últimos aumentos, especialistas calcularam que a alta da gasolina ao consumidor final seria de cerca de 3%, entretanto, a maioria dos postos acabou aplicando o índice integral. É o que deve ocorrer novamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.