Susto

Asfalto cede em vias que passaram por obras

As duas ruas passaram por obras de esgotamento sanitário; em uma delas, os serviços haviam sido encerrados há menos de uma semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

[e-s001]O asfalto da Rua 48, na Areinha, e da Rua Zoé Cerveira, no Ivar Saldanha, cedeu em trechos que passaram por obras há pouco tempo. Um ônibus e um caminhão passavam por ruas no Ipase e na Areinha, quando o pavimento não resistiu, e os veículos ficaram presos. Em ambos os casos, a Construtora Artec foi a responsável pe­las obras realizadas a serviço da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

A primeira ocorrência foi na Rua Zoé Cerveira. Um caminhão de coleta urbana de resíduos passava pela via por volta das 23h, quando o asfalto cedeu. De acordo com moradores vizinhos, os serviços no trecho danificado foram concluídos no domingo, dia 27. Com a passagem do caminhão, um trecho de 100 metros cedeu.

Assim que o caminhão foi retirado, começaram os serviços de recuperação. Ao mesmo tempo, outras equipes faziam a recuperação asfáltica de outro trecho, em que ainda faltava concluir o trabalho. O fluxo do trânsito foi desviado para ruas próximas para garantir o trabalho das equipes, o que causou um grande engarrafamento na Ponte Hilton Rodrigues e na Rua Renato Vieira.

[e-s001]Obra
Na Areinha, foi um trecho da Rua 48 que cedeu 15 dias após o asfalto ser recuperado. Um ônibus da linha Areinha/Bairro de Fátima ficou com as rodas do lado direito presas na vala que se abriu. Segundo a cobradora do coletivo, havia cerca de 15 pessoas no ônibus, que fazia a primeira viagem do dia, às 6h, com destino ao Centro. Ainda de acordo com ela, ninguém ficou ferido. “Graças a Deus foi só um susto. Ninguém se machucou”, disse a funcionária.

A Rua 48 é a mesma em que o operário Ronivaldo Gomes Costa morreu em julho, na obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. A vítima trabalhava na instalação de dutos, quando o asfalto cedeu e o soterrou. Desesperados, os operários usaram uma retroescavadeira para remover os escombros, mas ele não resistiu e morreu no local. O homem era funcionário da empresa Artec.

Moradores da via e da região ficaram revoltados com a segunda ocorrência envolvendo a obra nes­sa rua. Um deles foi o técnico em segurança Fleiton Araújo, que mo­ra no local e também trabalhava na obra quando aconteceu o primeiro acidente, que resultou na morte do operário. “Isso aqui mostra que essa é uma obra puramente eleitoreira, política. Estão fazendo uma obra sem nenhum tipo de qualidade. Só para mostrar que estão trabalhando”, afirmou.

A Caema informou por meio de nota que está executando, por meio do PAC Saneamento, obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de São Luís, com a construção de duas novas Estações de Tratamento de Esgoto, nos bairros Vinhais e Anil. A meta é aumentar o índice de tratamento de esgoto dos atuais 5% para 70%, quando todos os sistemas estiverem operação, ao longo de quatro anos.

A nota informou ainda que a empresa Artec, responsável pela execução da obra, está implantando redes coletoras, emissários e Estações Elevatórias de Esgoto em diversas áreas da cidade. Alguns pontos, onde foram implan­tadas tubulações, têm apresentado problemas na compactação e na recomposição asfáltica. A em­presa já foi notificada desses problemas e tem trabalhado para fazer as correções necessárias no mais curto espaço de tempo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.