CINEMA

Inscrições abertas para a Sétima Arte

Produções locais podem se submeter à inscrição até o dia 20 de outubro; elas devem ser inéditas no festival; resultado será anunciado em 30 de outubro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
(Claquete de cinema)

Estão abertas até o dia 20 de outubro as inscrições via internet para 2ª edição da Mostra Maranhão de CineMA, que é competitiva e exclusiva para filmes maranhenses de curta e longa-metragem, dos gêneros ficção, documentário e animação, do Maranhão na Tela. O resultado dos selecionados será anunciado em 30 de outubro pelas redes sociais do festival, site e imprensa.

Em sua oitava edição, o festival acontecerá 20 a 30 de janeiro de 2016, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. Este é o terceiro ano consecutivo que o festival é contemplado no Edital de Seleção Nacional de Projetos Culturais da Oi - que patrocina projetos por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Além disso, o evento recebe apoio cultural do Oi Futuro.

Cineastas, diretores, produtores ou entusiastas do cinema maranhense que queiram participar da mostra devem seguir os regulamentos preestabelecidos pela organização do Maranhão na Tela. As inscrições podem ser realizadas no site maranhaonatela.com.br/. Os filmes inscritos devem ser exclusivamente maranhenses e inéditos no festival. Ou seja, não importa o ano em que eles foram produzidos ou se já participaram de outros festivais. Os filmes inscritos na categoria longa-metragem devem ter duração superior a 60 minutos e os curta-metragem duração até os 30 minutos.

Além de dar visibilidade a produção audiovisual maranhense, a mostra também busca fortalecer a imagem dessas produções para além das fronteiras do estado. Por isso esta 8ª edição do Festival Maranhão na Tela optou por compor o júri somente com especialistas de fora do Maranhão, priorizando jurados que possam trazer oportunidades de negócios, além de outras janelas de exibição.

Os filmes selecionados para a Mostra Maranhão de CineMA concorrerão ao Prêmio Maranhão na Tela, nas seguintes categorias: Melhor Filme de Longa-Metragem; Melhor Direção de Longa-Metragem; Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem; Melhor Direção de Arte Longa-Metragem; Melhor Ator de Longa-Metragem; Melhor Atriz de Longa-Metragem; Melhor Filme de Curta-Metragem; Melhor Direção de Curta-Metragem; Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem; Melhor Direção de Curta-Metragem; Melhor Ator de Curta--Metragem; Melhor Atriz de Curta-Metragem.

Outras informações sobre a Mostra Maranhão de CineMA estão no regulamento, que está disponível no site do Maranhão na Tela. Através do site - cuja identidade visual desse ano é baseada numa tela do artista plástico maranhense Franssoufer -, também é possível assistir ao making of da última edição.

Serviço

O quê

Inscrições abertas para 2ª edição de Mostra Competitiva Exclusiva para Filmes Maranhenses, do Festival Maranhão na Tela

Quando

Até o dia 20 de outubro

Onde

Através do site maranhaonatela.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.