Pais e filhos

Mesada: importante ferramenta de educação financeira para crianças e jovens

O educador financeiro, Reinaldo Domingos lança livro ''Mesada não é só dinheiro'' explica como os pais devem inseri-lá na vida dos filhos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
(Poupar dinheiro )

Ao longo de sua experiência como educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos percebeu que as famílias em geral possuem muitas dúvidas em relação à mesada. Com o objetivo de suprir essa necessidade de informação e para mostrar como a mesada pode ser uma ferramenta importantíssima no processo de educação financeira e de formação das crianças e jovens, ele escreveu o livro Mesada não é só dinheiro - Conheça os 8 tipos e construa um novo futuro.

Nesta obra, Reinaldo Domingos, traz uma abordagem diferenciada sobre o assunto, mostrando aos leitores que, muitas vezes, mesmo aqueles que pensam que não dão mesada, acabam praticando sim esse ato, só que não de forma estruturada. Ele busca, no decorrer do livro desmistificar o tema, respondendo alguns questionamentos, como:

Será que a mesada é um instrumento adequado para a educação financeira de crianças e adolescentes?
Qual é a idade recomendável para iniciar a mesada?
Qual é o valor ideal a ser estabelecido?
Estamos falando em dar um “salário” à criança ou estaremos premiando-a por bom comportamento?
É certo fazer do dinheiro uma moeda de troca para boas notas escolares?
E se a família não tiver condições financeiras para entregar um valor mensal à criança?
Como definir uma mesada na vida dos filhos, quando os pais não têm dinheiro para nada?


Um dos pontos que Reinaldo Domingos gosta de ressaltar é que mesada não é um instrumento facilitador e nem mesmo incentivador do consumo. Basta saber do que realmente se trata e aplicar de maneira correta. É possível, inclusive, inserir o assunto associando-o a questões como sustentabilidade, meio ambiente, consumo consciente, dentre outras de grande relevância para a formação de um cidadão pensante, crítico e autônomo para, no futuro, termos uma sociedade mais consciente e sustentável.

Conheça os 8 tipos de mesadas que falo em minha obra:

Mesada voluntária
Mesada financeira
Mesada de terceiros
Mesada econômica
Mesada empreendedora
Mesada ecológica
Mesada de troca
Mesada social


E o jeito mais eficaz de se trabalhar a inserção da mesada é unindo família e escola. Em sala de aula, professores capacitados utilizam material didático e paradidático com linguagem apropriada para ensinar educação financeira, ou seja, instituindo o comportamento correto em relação à administração e o uso dos recursos financeiros. No ambiente familiar, os pais/responsáveis devem estar por dentro do que é tratado na escola e também, claro, dar o exemplo, porque as crianças se espalham neles, não havendo conflito com o que se aprende na teoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.