De novo!

Obra da Ponte Pai Inácio, no Turu, é abandonada

Construção da estrutura sobre o Rio Gangan tem como objetivo diminuir significativamente o fluxo do trânsito na Avenida São Luís Rei de França

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

A construção da Ponte Pai Inácio, que visa ligar a Rua General Arthur Carvalho, no Turu, à Travessa Nossa Senhora da Vitória, no Parque Vitória, está abandonada. Após um mês de lançamento das intervenções e serviços, não há mais nenhuma máquina ou trabalhador no local. A obra é mais uma ação realizada em parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, executada como parte do Programa Interbairros. Neste mês, O Estado já havia denunciado outra obra inacabada no Jardim São Cristóvão, feita em parceria de gestores.

Depois de anos esperando a construção da Ponte Pai Inácio, parece que não será dessa vez que a população poderá usufruir da intervenção. Inicialmente, foi afirmado que a ficaria pronta em outubro. Mas, diante do cenário atual, os moradores duvidam que isso se concretize.

O Estado verificou que não há máquinas e nem trabalhadores no local da intervenção. O tablado da ponte já foi concluído, mas os acessos ainda são íngremes. Por isso, os veículos continuam passando pelo Rio Gangan. Motociclistas insistem em passar, mesmo com o risco de cair. O mesmo acontece com os caminhões de maior porte, que têm o risco de ficarem atolados.

De acordo com Luciano Amorim, um dos moradores da área, já são duas semanas desde que os serviços foram paralisados. Bandidos já estão aproveitando que os condutores precisam reduzir a velocidade para passar no Rio Gangan, para roubarem motos. “Semana passada mesmo aconteceu isso. Os ladrões ficam debaixo da ponte, só esperando moto passar”, disse.

O morador lembrou que muitos vizinhos estiveram presentes no lançamento da obra e acreditaram na promessa de que finalmente a ponte seria construída. Eles estão revoltados com a interrupção dos serviços. “A gente já está se organizando para fazer uma manifestação, um protesto porque a gente já esperou demais. Muita gente passa por aqui para fugir de engarrafamento. Estamos pensando primeiro em fechar a rua para ninguém passar nem por baixo, pelo rio”, afirmou.

Abandono
Antes da paralisação dos serviços no Turu, O Estado já havia denunciado outra obra inacabada. Ruas do Jardim São Cristóvão, onde estavam sendo executados serviços de recuperação asfáltica, tiveram os serviços abandonados. As máquinas e equipes de trabalhadores deixaram as vias com o serviço inacabado provocando a revolta de moradores da comunidade. Em uma delas, parte da rua ficou sem asfalto. Em outra, só foi feita a raspagem.

O Estado manteve contato com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e a Prefeitura de São Luís, mas até o fechamento desta página não obteve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.