Poesia

Os sonetos de Nauro Machado

Poeta lança hoje, às 19h, em sua antiga residência, no Centro de São Luís, o livro “O baldio som de Deus”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
O poeta Nauro Machado lança livro hoje
O poeta Nauro Machado lança livro hoje (Nauro Machado)

O endereço é sugestivo. Rua dos Prazeres, número 534, Centro de São Luís. É lá que o poeta Nauro Machado lança hoje, às 19h, no terraço da casa em que viveu por mais de 30 anos, seu oitavo livro de sonetos. “O baldio som de Deus” traz 240 poemas ilustrados por desenhos de João Sanchés. Na ocasião também será lançado o DVD do longa-metragem “O exercício do caos”, do cineasta Frederico Machado.

O local do lançamento foi pensado de forma a homenagear o poeta. “Depois de ter passado por uma grande reforma, meus pais vão receber os amigos na casa em que moraram por uma vida inteira e que hoje guarda as coisas deles, suas memórias”, ressalta Frederico Machado, filho de Nauro Machado e da escritora Arlete Nogueira da Cruz, ressaltando que os lançamentos marcam ainda o aniversário de 80 anos do poeta, celebrados este mês.

Escrito logo após “O Esôfago terminal”, “O Baldio som de Deus” estava pronto desde o começo do ano. “Desde que fui acometido por uma grave doença, fiquei sem sair, isolado e escrevo sobre a solidão e a morte. Temas constante em minha poesia”.

O livro também fala sobre a cidade, o povo pobre e a multiplicidade de Zeus. “Minha poesia é quase como se fosse um diário, todos estes três temas juntos na cidade de São Luís. Que é pra mim, a somatização de toda a minha angústia”.

Este, provavelmente será o último lançamento feito pelo poeta, que diz não gostar muito destes eventos. Independente disto, Nauro Machado tem cinco livros prontos, entre os quais “Oceano Particular”, “O pombo negro dos Sobrados” e “Canções de roda sobre os pés da noite”. Este último de grande lirismo, foi escrito para as netas dele.

A relação de Nauro com a cidade de São Luís sempre foi evidente. “Jamais poderia escrever esta obra se não vivesse em São Luís”, diz o poeta, ressaltando que apenas seu livro “O Exercício do caos”, foi escrito no Rio de Janeiro.

Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos, que assina o texto da orelha do livro, destaca: “Em campo ampliado, os versos de ‘O baldio som de Deus’, distribuídos pelas oito subdivisões que o ordenam modulam semanticamente tanto os sonetos de ‘O cirurgião de Lázaro’, de 2010, quanto os poemas de ‘Percurso de sombras’, de 2013”.

Já o escritor Affonso Romano de Sant’Ana escreveu “você me lembrou dos oráculos gregos dizendo as coisas misteriosas e necessárias para a ‘polis’ de seu tempo. Você sabe que a medida do homem é o poema. E o poema, a poesia avança sobre o leitor”.

DVD

Além do lançamento do livro “O baldio som de Deus”, a noite também terá o lançamento do filme “O exercício do caos”, em DVD. Dirigido por Frederico Machado, o filme chegou às telonas em 2013 e até a versão portátil percorreu uma longa e intensa trajetória tendo sido exibido em importantes festivais de cinema no Brasil e do mundo. Além de “O exercício do caos”, o DVD traz ainda o curta-metragem “Vela ao Crucificado”, trabalho anterior de Frederico Machado.

No encarte, análises críticas de nomes como Luiz Zanin, Inácio Araújo, José Geraldo Couto, João Carlos Sampaio, entre outros, sobre a obra do cineasta maranhense. Lançado em Sorocaba (SP) no mês passado, o DVD, nas palavras de Frederico Machado, fecha um ciclo. “O filme participou de muitos festivais, foi exibido em cinemas de mais de 20 cidades no Brasil inteiro e também na TV Brasil. Agora as pessoas podem ter a obra em casa”, festeja Frederico Machado.

O DVD, que está a venda nas principais livrarias do Brasil, chega ao mercado pela Lume Distribuidora. Uma obra aberta, o filme trata sobre dos conflitos pessoais, relações interpessoais e de domínio. Um drama social que possibilita ao expectador diferentes interpretações da obra.

“O exercício do caos” é baseado na poesia de Nauro Machado e integra uma trilogia composta ainda por “As órbitas da água” e “O signo das tetas”, que ainda serão lançados por Frederico Machado. l

Serviço

O quê

Lançamento do livro “O baldio som de Deus”, de Nauro Machado e do DVD “O exercício do caos”, de Frederico Machado

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Rua dos Prazeres, 534, Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.