Descaso

Moradores do Paço do Lumiar reclamam de esgotos da região

Os esgotos estourados impede que as pessoas trafeguem em uma das ruas do Residencial Novo Horizonte; mau cheiro incomoda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Moradores do Residencial Novo Horizonte, na Vila Cafeteira, no município de Paço do Lumiar, por meio de denúncia a O ESTADO, explicam que vivem uma verdadeira situação de descaso. Há mais de um ano, as pessoas que moram naquela região convivem com esgoto a céu aberto nas ruas, mau cheiro, algumas pessoas relatam que já adoeceram por causa da água contaminada que invade as casas, as crianças não podem brincar nas ruas e muitas pessoas já adoeceram.

Segundo informações do morador do residencial Marcelo Santos Coutinho, o esgoto está invadindo as casas, as ruas são intrafegáveis e o mau cheiro incomoda a todos. “Os esgotos estão entupidos e voltam para as casas. Nós já chamamos a empresa responsável pelo esgoto da região, eles já vieram três vezes, mas nunca solucionaram o problema e das últimas vezes que chamamos, eles não vieram mais”.

Esgoto invade casas no período de chuvas
Esgoto invade casas no período de chuvas

Manuel Costa de Jesus Filho também é morador do bairro e convive com fezes passando na porta de sua casa diariamente. “Tem dois esgotos estourados na minha rua, em uma das ruas não passa nenhum tipo de veículo. Eu sou aposentado pelo INSS e tenho que cuidar da minha saúde, mas é impossível, por causa do mau cheiro que toma conta da minha casa. Quando alguém da descarga no banheiro, a água volta”, relatou.

O problema, que já dura mais de um ano, tem dificultado a vida e a saúde dos moradores do residencial. De acordo com os moradores, a conta de água e esgoto não atrasa, mas a situação não é resolvida.

Em nota, a Odebrecht afirmou que desde janeiro, quando assumiu a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, vem implantando melhorias contínuas nos sistemas que atendem aos moradores das duas cidades.

Disse ainda que para sanar os problemas de esgoto do Residencial Novo Horizonte, em Paço do Lumiar, a concessionária realizou melhorias na Estação Elevatória que atende o bairro, com correções na estrutura elétrica e troca de bomba. Mais uma etapa do trabalho foi iniciada na manhã desta quinta-feira (24), com o serviço de desobstrução das redes de coleta de esgoto, que deve durar mais uma semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.