Sem suporte

Falta alimentação em escola de tempo integral

Como os alunos passam manhã e tarde no local, devem receber quatro refeições diárias; mas já houve dias em que não havia alimentação disponível

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Centro Experimental de Ensino Médio funciona em tempo integral
Centro Experimental de Ensino Médio funciona em tempo integral (Marista)

O ano letivo de 2015 no Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat tem sido marcado por problemas, como contam os estudantes da unidade. A escola, que é a primeira de educação integral da rede pública estadual do Maranhão, teve as aulas suspensas nesta semana por não ter refeição para ofertar aos alunos. De acordo com os estudantes, não é a primeira vez que isso acontece. Eles também cobram mais vagas para a disciplina eletiva de robótica.

A escola de tempo integral conta com laboratórios de física, química, biologia, matemática, idiomas, robótica, informática além de sala de música. Os alunos passam 8 horas por dia na unidade, das 7h30 às 17h30, e para garantir que tenham condições de enfrentar a carga horária, devem ser ofertadas quatro refeições: café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde. Mas não é isso o que vem acontecendo em alguns dias.

De acordo com uma estudante que não quis se identificar, por me­do de represálias, as aulas foram suspensas na última terça-feira, dia 22, porque a unidade não tinha alimentação para fornecer a eles. No dia anterior, o café da manhã havia sido servido no horário do lanche. “Na terça-feira, o café não foi pão, leite e café. Deram suco com biscoito para nós e depois fomos liberados, porque não teria almoço”, lembrou uma das alunas.

O grupo contou ainda que as refeições voltaram na quarta-feira, dia 23, assim como as aulas e seguem até hoje. Mas eles já teriam enfrentado pelo menos quatro ve­zes a falta de café da manhã este ano, e temem que o problema vol­te a acontecer, prejudicando o desenvolvimento das atividades.

A estudante Paula Ferreira não viu problema em se identificar para a reportagem e criticou as refeições, que, segundo ela, ainda precisam ter mais qualidade. “Quan­do não falta [alimentação], vem com menos quantidade e com péssima qualidade de gosto e consistência”, afirmou.

Estrutura
Os estudantes do Centro Experimental de Ensino Médio denunciam a paralisação das atividades de quase todos os laboratórios. Somente o de matemática, que na verdade é uma sala de aula, e o de informática continuam funcionando.

Os alunos reclamam ainda da restrição de vagas na disciplina de robótica. Além da grade curricular habitual de uma escola de ensino médio, o Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Ma­ranhense Marcelino Champagnat conta com aulas eletivas que os estudantes podem escolher em qual se inscrever, diante da oferta de cursos complementares da escola.

Segundo outra aluna, a procu­ra pelas aulas de robótica sempre foi grande, e o interesse aumentou consideravelmente de­pois que uma equipe da escola começou a participar de campeonatos escolares. Cinco alunos conquistaram vaga no Torneio Internacional de Robótica Educacional da FIRST Lego League, que foi realizado em julho, e embarcaram para Sidney, na Austrália, para apresentar seu projeto. “Tem muitos alunos que querem ingressar na eletiva, mas não tem mais vaga. Já entramos em contato com a Secretaria de Educação e estamos esperando um retorno. Eles marcarem uma reunião. Se eles não responderem, vamos nos manifestar”, disse a estudante.

Outro lado
Procurada por O Estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que, em relação à alimentação escolar, por motivo de ordem administrativa, a empresa responsável pelo fornecimento suspendeu o serviço na tarde da segunda-feira (21), mas desde o dia seguinte tudo está transcorrendo normalmen­te, com oferta das quatro refeições diárias aos estudantes.

Informou ainda que, entre os seis banheiros da escolas apenas um, que fica no segundo piso, teve a porta deslocada pelos próprios estudantes. Para evitar acidentes, foi retirada, e o banheiro interditado, até que a empresa que está trabalhando na manutenção da escola faça a reposição.

Já em relação às disciplinas eletivas de Robótica Educacional e às demais eletivas, num total de 12, são oferecidas em módulos, perfazendo um total de quatro módulos. Os estudantes precisam estar inscritos em uma eletiva, e o preenchimento das vagas é por ordem de inscrição. Em novembro, serão abertas novas inscrições para o próximo módulo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.