Procedimento

Bombeiros salvam criança de asfixia no bairro Santa Clara

Bebê estava sofrendo asfixia após engasgar após ser amamentado; bombeiros realizaram procedimento via telefonema

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
(Amamentação )

A coordenação de operação da Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), recebeu, na noite de ontem (23), por volta das 22h, uma ocorrência de salvamento de moradores do bairro Santa Clara. Um bebê de apenas nove dias, estava sofrendo asfixia e ficando cianótico [roxo] após se engasgar durante amamentação, quando o vizinho dos pais da criança, Walber Nascimento, ligou para o 193. O Capitão Renier, recebeu a ligação, chamou o Segundo Sargento Rildo e o Segundo Sargento Justino para auxiliarem e, eles realizaram p procedimento que salvou a vida do bebê, via telefonema até que a ambulância do Corpo de Bombeiros chegassem ao local.

No momento em que a atendente recebeu a ocorrência, repassou a ligação para o Capitão Renier que iniciou as orientações para o procedimento de salvamento e chamou outros dois companheiros de trabalho para auxiliá-lo. "Quando falei com o vizinho que fez a ligação, todos estavam muito alarmados, no primeiro momento tentei acalmá-lo para que ele pudesse passar as informações para a mãe, que foi quem realizou todo a operação e conseguiu que o bebê gofasse, expelindo o leite que a fez engasgar. Logo que recebi a ocorrência encaminhei uma ambulancia para o local, mas quando os bombeiros chegaram, a criança já estava bem, havia conseguido gofar e estava com a coloração da pele voltando ao normal", contou o Capitão Renier.

Orientação - O Coronel Célio Roberto do Corpo de Bombeiros, esclareceu que este tipo de ocorrência deve ser de resposta imediata. "As pessoas devem procurar o 193, em casos de acidentes porque todos os bombeiros sabem orientar o salvamento".

No caso do bebê de nove dias, os bombeiros fizeram a orientação imediata até que a ambulância do corpo de bombeiros pudesse se deslocar até o local. "A orientação que nós passamos aos pais em casos de asfixia com vomito ou ao gofar, é que eles coloquem o abdomen na palma da mão direita e com os dedos da mão esquerda faça movimentos de compressão nas costas para que o ar nos pulmões possa expelir o corpo estranho. Orientamos também, que não coloquem o dedo na garganta da criança ou até mesmo de um adulto, para não empurrar o que está preso", esclareceu o Coronel Célio Roberto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.