Espetáculos

Bastidores da arte cênica

Grupo Cena Aberta, do Curso de Teatro da UFMA, apresenta até hoje, no Colégio Liceu Maranhense, uma exposição de divulgação de elementos de dois de seus espetáculos da companhia “Negro Cosme” e “Pigmaleão”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Grupo Cena Aberta mostra bastidores na criação de espetáculos
Grupo Cena Aberta mostra bastidores na criação de espetáculos (Grupo Cena aberta)

O grupo Cena Aberta, do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), apresenta até hoje, no Liceu Maranhense (Centro), exposição com elementos cênicos de dois de seus espetáculos: “Negro Cosme” e “Pigmaleão”. A iniciativa é coordenada por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Na mesma escola, eles já apresentaram o primeiro espetáculo, em homenagem à data histórica do enforcamento de Negro Cosme, um dos personagens ícones da Revolta da Balaiada.

A exposição revela figurinos, cenografia e objetos curiosos, como uma vela de barco de 90 anos de existência e uma espada conservada por três gerações. Os figurinos passaram por um processo de tingimento natural com uso da vegetação de mangue, aos cuidados do artista plástico Cláudio Costa. O grupo de teatro é coordenado pelo professor aposentado Luiz Pazzini, que ajudou a fundar o curso de licenciatura em Teatro da UFMA.

Espetáculo

“Negro Cosme” é encenado desde 2012, com texto de Igor Nascimento. Segundo Victor Silper, integra a trilogia “Caras Pretas”. O texto aborda as relações complexas da Revolta da Balaiada (1838-1947), que aconteceu no período imperial, pouco conhecida dos brasileiros . Esse desconhecimento da história é reflexo da política oficial implantada desde a colonização e que se alastra até os dias atuais.

Já “Pigmaleão” é uma obra de Jean-Jacques Rousseau. Pigmaleão foi um rei da ilha de Chipre, que, segundo Ovídio, poeta romano contemporâneo de Augusto, era um escultor que se apaixonou por uma estátua que esculpira ao tentar reproduzir a mulher ideal.

“A exposição tem como principal objetivo apresentar aos visitantes a trajetória do Cena Aberta, que se consolida como um dos principais grupos teatrais do Maranhão, abordando, por meio dos objetos de cena e figurinos dos espetáculos, a forma de fazer teatro no estado, com um linguagem político-social e a preocupação pertinente de formar cidadãos cientes de seu meio social e contemporâneo”, disse a atriz Necylia Monteiro.

Serviço

O quê

Exposição do grupo Cena Aberta (UFMA)

Quando

Até hoje, em horário comercial

Onde

Colégio Liceu (Centro)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.