Dia quente

Maranhão terá máxima de 40ºC nesta quinta-feira, segundo a meteorologia

Alguns municípios da região tocantina do estado devem registrar temperaturas elevadas amanhã; cuidados com a saúde devem ser dobrados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Cuidados devem ser tomados para se proteger do calor intenso
Cuidados devem ser tomados para se proteger do calor intenso (sol)

A quinta-feira deverá ser de temperaturas elevadas no Maranhão, sobretudo em municípios da região tocantina. Segundo a meteorologia, o estado terá uma máxima de 40º e mínima de 20º amanhã.

Municípios como João Lisboa e Tasso Fragoso, por exemplo, estão na lista de cidades que devem ficar em alerta nesta quinta-feira. O céu deve estar com poucas nuvens e não deve chover.

Por estar próximo ao Equador, o Maranhão tem fortes variações entre as estações. São muitas chuvas, muita umidade no ar, e há períodos de grande calor, também.

Somente em dezembro começa a fase de transição da estação seca para a chuvosa, quando as temperaturas são mais amenas em relação ao período atual. É no cenário desse e dos próximos meses que o organismo humano costuma ser afetado pelas altas temperaturas.

Cuidados - A população deve redobrar cuidados com a saúde para evitar doenças, como viroses, cujo número de casos durante o período de seca costuma aumentar. Para evitar esses efeitos negativos, alguns cuidados são essenciais. O primeiro deles, segundo o médico Luiz Ângelo de Viveiros Souza, deve ser com a variação de temperatura.

Além disso, ele recomenda cuidados como se proteger do sol com sombrinhas, manter as vacinações em dia e evitar automedicação, pois pode esconder uma doença mais grave. Para os grupos mais suscetíveis, crianças e idosos, a orientação é manter uma dieta rica em líquidos: muita água, sucos naturais e frutas bem lavadas para melhorar a hidratação e as condições das vias respiratórias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.