Semana

Para lembrar Mário Meireles

Evento terá programação diversificada em homenagem ao centenário do historiador e ocorre de hoje até quinta-feira na Universidade Federal do Maranhão e Academia Maranhense de Letras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Mário Meireles será homenageado em evento acadêmico
Mário Meireles será homenageado em evento acadêmico (Mário Meireles)

Este ano, o historiador Mário Martins Meireles completaria 100 anos. Muitos eventos têm sido organizados para marcar a data e hoje será aberta a “Semana Mário Meireles Cem Anos”, promovida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Academia Maranhense de Letras (AML). Na programação, estão contempladas conferências, exposição, minicurso e mesa-redonda que ocorrerão até quinta-feira, no Auditório Central da UFMA e na AML.

A abertura será hoje, às 9h, com a inauguração da exposição “Mário Meireles Cem Anos”, que traça uma linha do tempo com a vida e obra do historiador. A mostra teve a concepção da artista plástica Marlene Barros e execução do fotógrafo Edgar Rocha.

São painéis de 1,50 X 1,50cm, com imagens e textos que mostram a trajetória de Mário Martins Meireles. O professor, escritor e pesquisador ocupou a cadeira nº 8 da Academia Maranhense de Letras e foi professor titular do curso de História da Universidade Federal do Maranhão.

Mário Meireles nasceu em São Luís em 8 de março de 1915. Ingressou no magistério em 1940 e foi professor de História Universal e do Brasil no colégio Cysne, de São Luís. Lecionou História da América na antiga Faculdade de Filosofia de São Luís e, posteriormente, assumiu como professor titular de História da UFMA. Naquela instituição, exerceu cargos de chefe do Departamento de História e vice-reitor, entre outros.

Também foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e agraciado com diversas medalhas e honrarias a exemplo da Medalha do Mérito Timbira e do Tricentenário da Fundação de São Luís, entre outras.

Palestra

Às 10h30, a professora Regina Faria proferirá a palestra “Mário Meireles, a AML e a UFMA”, na qual abordará aspectos da produção acadêmica do pesquisador, bem como sua relação com a Academia Maranhense de Letras, da qual era membro e também sua trajetória como docente da Universidade Federal do Maranhão, para a qual deu grandes contribuições.

A tarde, haverá a mesa-redonda “Dialogando com a obra historiográfica de Mário Meireles”, com as presenças das professoras Carolina Castro Licar, Ana Ládia Silva e Maria da Glória Guimarães Corrêa. Após as discussões, será exibido o vídeo “Homens e Imortais”, que terá comentários da professora Regina Faria. Amanhã, ocorre durante a manhã e a tarde, o minicurso “França Equinocial”, sobre livro de autoria de Mário Meireles e com instrução dos professores Rafael Santos e Marivânia Moura. A plateia será formada por alunos do Centro de Ensino Médio Mário Martins Meireles.

Academia

A noite, na Academia Maranhense de Letras, ocorrerá a solenidade que agraciará Mário Meireles com a medalha Doutor Honoris Causa (em memória). A casa de Antônio Lobo, aliás, preparou o Ano Cultural Mário Meireles, com eventos que abarcam exposição, reedição de livros, ciclo de palestra e outras atividades que já foram iniciadas e terão continuidade ao longo de 2015.

Uma das ações é a mostra que reúne textos e fotos do homenageado e que permanecerá em cartaz na sede da AML até o fim do ano. Entre as atividades já realizadas pelos imortais estão uma visita ao túmulo do escritor e um ciclo de palestras composto por quatro conferências que abordaram todas as vertentes nas quais atuou: professor, historiador, escritor e acadêmico.

É intuito da Academia reeditar livros do escritor. Entre eles estão “História do Maranhão”, “História de São Luís” e “Efemérides Maranhenses”, este último, inédito. l

Serviço

O quê

“Semana Mário Meireles Cem Anos”

Quando

De hoje a quinta-feira

Onde

Auditório Central da UFMA (Bacanga) e Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz, Centro)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.