Exposição

Cinco versões para a arte

Mostra coletiva intitulada “Cinco Olhares”, que reúne obras dos artistas plásticos Luís Moraes, Luziney Araújo, William Martins, Joe Abreu e Silva Quadash, será aberta hoje, às 19h30, na Galeria Maggiorasca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Tela do artista Silva Quadash é um dos trabalhos reunidos na exposição
Tela do artista Silva Quadash é um dos trabalhos reunidos na exposição (Tela "Cinco olhares")

Reunindo obras de artistas plásticos que expõem na Morada das Artes e em outros casarões do Centro Histórico, será aberta hoje, às 19h30, na Galeria Maggiorasca, a mostra coletiva “Cinco Olhares”, com estilos e técnicas diferenciados de Luís Moraes, Luziney Araújo, William Martins, Joe Abreu e Silva Quadash. Cada artista apresentará quatro telas e a mostra ficará em cartaz até o dia 7 de outubro.

“Cinco Olhares” reúne 20 obras com temáticas e dimensões variadas que vão de 30cm x 30cm a 50cm x 2m. Luís Moraes é um dos professores em cartaz com mais tempo de sala de aula. Só na Morada das Artes, ele está há quatro anos dos 16 dedicados à pintura em tela. Foram cerca de 1.300 alunos ao longo desse período. Moraes passeia com facilidade por vários movimentos artísticos, mas para esta coletiva, ele preparou obras em estilo impressionista. O tema gira em torno da Grande Ilha. São cenas da beira-mar, luminárias, marinhas, becos e casarões.

“Sou um entusiasta das artes plásticas, e esta coletiva tem o objetivo de chamar a atenção para a figura do professor de pintura em tela, que está desaparecendo com o tempo. Vejo que a demanda tem crescido e faltam professores para atender a essa clientela”, lamentou.

Luziney Araújo, por sua vez, levará temática resultante das boas lembranças de sua infância no município de Guimarães. O diferencial da última coleção de pinturas está na linguagem, agora mais moderna, com fortes influências do francês Paul Cézanne, aquele que introduziu em suas obras as distorções formais e alterações de perspectiva em benefício da composição.

“Trabalho com a técnica do impasto, que se caracteriza por pinceladas sobrepostas numa construção em mosaico”, explicou o artista, que assim como Luís Moraes e William Martins já tem cadeira cativa na mostra Encontro dos Anjos, que reúne grandes nomes das artes plásticas maranhenses.

Possibilidades

William Martins é reconhecido por seus casarios, mas há quatro anos decidiu adotar uma nova linguagem e temática. Compondo elementos da cultural regional, o artista sente-se mais livre para brincar com os pincéis e com as possibilidades que a tinta lhe proporciona. Em óleo ou acrílica sobre tela e com efeitos de luz e sombra, o maranhense dá vida aos encantos do bumba boi, do tambor de crioula e a outras cenas peculiares da Praia Grande.

Joe Abreu é o desenhista do grupo de professores em cartaz na Maggiorasca (Avenida Litorânea). Com grafite, aquarela ou lápis de cor, as mãos habilidosas do jovem fazem retratos fiéis de figuras humanas, geralmente na dimensão de 50cm x 50cm. Joe também experimentou a pintura em tela, mas o desenho sempre foi sua paixão. Hoje, além do estudo, divide seu tempo ensinando e atendendo a sua clientela.

Já Silva Quadash sempre gostou de desenhar, mas se encontrou mesmo foi na pintura. Muito dedicado à arte, possui hoje mais de 2000 mil trabalhos espalhados pelo Brasil. Com atelier no Centro Histórico, ele é bastante requisitado por turistas. Em grafite, óleo e acrílica sobre tela, pinta natureza morta, azulejos, marinhas, casarios, dentre outros. Também faz pintura em telha. Dentre seus trabalhos, um dos mais notórios é “Portinho de 1822”, premiado no Salão de Artes da Marinha.

Serviço

O quê

Coletiva “Cinco Olhares”, com Luís Moraes, Luziney Araújo, William Martins, Joe Abreu e Silva Quadash

Quando

Hoje, às 19h30

Onde

Galeria Maggiorasca (Avenida Litorânea)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.