Conscientização

Passeio Ciclístico lembra Dia Mundial sem Carro

Rio de Janeiro já tem quase 400 Km de ciclovias e a meta é chegar a 450 km até 2016, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Centenas de ciclistas e corredores se reuniram hoje (20) no Rio de Janeiro para celebrar o Dia Mundial sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro. Além de uma corrida e de um passeio ciclístico, foram realizadas no Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade, uma apresentação de BMX Freestyle, em que os ciclistas fazem manobras em rampas, e uma competição de slow biking, em que os competidores precisam andar o mais lento possível de bicicleta sem colocar o pé no chão.

O autônomo Júlio Augusto, de 51 anos, saiu da Ilha do Governador, na zona norte, para participar do passeio ciclístico. “A zona sul da cidade é até bem servida com ciclovias, mas onde eu moro é difícil andar de bicicleta. Ciclovia boa mesmo só tem uma, nos outros lugares, a gente tem que dividir espaço com ônibus”, disse o ciclista, que pedala em momentos de lazer.

Já Cristiano de Jesus Santos, de 36 anos, afirmou que usa a bicicleta para fazer tudo no seu dia a dia. “Desde garoto eu ando de bicicleta e eu acho um meio de transporte mais prático. Ando para passear, para ir ao mercado. Quando eu posso, eu ando de bicicleta. Acho que o número de pessoas usando a bicicleta para se deslocar é cada vez maior. Cada vez mais gente vê as vantagens da bicicleta. Hoje temos muitos lugares para pedalar, mas ainda falta respeito dos motoristas.”

Ciclovias - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é responsável pela expansão da malha cicloviária da cidade. O Rio já tem quase 400 quilômetros (km) de ciclovias e a meta é chegar a 450 km até 2016. Para o subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, o objetivo da prefeitura é tornar a cidade mais humana.

“O que a gente quer é uma cidade mais voltada para as pessoas, onde elas possam se deslocar em segurança. Na cidade hoje, tem muita gente andando de skate, de patins, além das bicicletas, que cresceram muito. Há uma reivindicação da sociedade, que vem se mobilizando cada vez mais, para que o espaço seja redividido, repensado e não seja dado, como foi até agora, todo o poder para o automóvel”, disse Moraes.

O passeio ciclístico de hoje faz parte do evento 5º Fórum Intrenacional de Mobilidade por Bicicleta – BiciRio, que também inclui um seminário amanhã (21) e terça-feira (22) para discutir formas de integrar a bicicleta aos modais de transporte urbano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.