UNITI

Universidade Integrada da Terceira Idade celebra 20 anos

Projeto tem aulas de disciplinas básicas, oficinas e atividades físicas para promover mais qualidade de vida ao seu público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Depois da aposentadoria e de poucas perspectivas, a oportunidade de voltar à ativa por meio da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti). Foi o que acon­teceu com Neusa Silva Martins, que viu na universidade a chance de mudar de vida. Assim como ela, mais de 2 mil idosos também participaram do projeto desde sua implantação. Os 20 anos da Uniti foram comemorados ontem, em solenidade na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“Decidi participar da Uniti porque queria melhorar minha autoestima. Nesse período, eu estava para baixo, debilitada. Co­mecei como ouvinte e depois ingressei. Foi um ano maravilhoso. Fiz grandes amizades, aprendi a me amar e me achei jovem de novo. Foi um enriquecimento para mim”. O depoimento da aposentada Neusa Silva Martins, que cursou na Uniti em 1999, é parecido com o de muitos idosos que participaram e participam do projeto.

As conquistas individuais deles e do projeto em geral foram celebrados ontem, na comemoração de 20 anos da Uniti, que utiliza uma metodologia que desenvolve as ações educativas voltadas para os idosos. Para comemorar o marco na trajetória do projeto, uma solenidade foi realizada no campus do Bacanga da UFMA na manhã de ontem.

Resultados
Além dos alunos, instituições parceiras prestigiaram a celebração e comentaram os desafios e resultados do projeto de formação em sua trajetória. O professor-doutor Natalino Salgado, reitor da UFMA, foi um dos presentes. Para ele, a Uniti é uma semente que já brotou e vem dando frutos muitos positivos para a sociedade. “Essa é mais do que uma comemoração. É o reconhecimento de um projeto que deu certo. Um país que não cuida dos idosos perde o sentido da vida porque os idosos ajudaram a construí-lo e acumulam a experiência, que é muito importante para o desenvolvimento da nação”, destacou.

O reitor da UFMA ressaltou ainda que o sucesso do projeto demonstra uma necessidade de expansão do mesmo. “Muitas ve­zes, eles terminam o curso e não querem se afastar. O sorriso deles, que se viu aqui, mostra que não existe idade para ser feliz e que o projeto deve continuar e se expandir também para o interior. Há uma necessidade de realmente se ter um olhar sobre os idosos, população que deve crescer muito nos próximos anos”, ressaltou.

A coordenadora-geral da UNITI, Hortência Gago Araújo, destacou os principais resultados obtidos nos anos do projeto. “Nossos idosos venceram a desmistificação do computador. Eles aprendem línguas estrangeiras e venceram a questão do físico. Esse resultado que você vê em cada aluno impressiona e é emocionante. Eles fazem um curso e recebem um certificado no final do ano. Eles levam muito a sério porque isso não é brincadeira. Eles entram de uma maneira e saem de outra com o nosso curso, que perpassa principalmente a qualidade de vida e o envelhecimento saudável”, disse.

SOBRE A UNITI
COMO FUNCIONA

Um total de 2.800 idosos já participou do curso de formação continuada.

Hoje, são 120 alunos, distribuídos em três turmas. O projeto de formação continuada foi criado em 1996, pelo Governo do Estado do Maranhão, que mantém convênio com o SESC, UFMA e Uema. Constitui um espaço de convivência interativa que proporciona ao idoso maranhense a redescoberta das vivências no ambiente familiar e social, dando novas oportunidades aos idosos.

O CURSO
O curso da Uniti tem a duração de um ano e oferece vagas com a carga horária de 280 horas e disciplinas básicas, como Noções de Gerontologia, Psicologia na Terceira Idade, Turismo na Terceira Idade, Vida e Espiritualidade, Conhecendo e Sentindo o Corpo na Terceira Idade, Nutrição na Terceira Idade e Terapia Ocupacional, além das disciplinas optativas, como Informática, Fitoterapia, Artesanato, Concentração e Memória, Modelagem em Papel e História da Arte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.