Fazendo o bem

Maçons estão prontos para a 13ª Ação Social no Maranhão

Evento, que se compõe de diversas atividades, será realizado amanhã em Belágua, município com baixo Índice de Desenvolvimento Humano; instituições públicas e privadas participarão da ação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Atendimento médico para idoso fará parte das atividades da 13ª Ação Social da Maçonaria que será realizada amanhã em Belágua, município localizado no Leste Maranhense
Atendimento médico para idoso fará parte das atividades da 13ª Ação Social da Maçonaria que será realizada amanhã em Belágua, município localizado no Leste Maranhense (Atendimento)

A Maçonaria Unida do Maranhão, composta pelas três potências maçônicas regulares, que são a Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, o Grande Oriente do Brasil seccional Maranhão e o Grande Oriente Autônomo do Maranhão, se prepara para a 13ª Ação Social, que ocorrerá no município de Belágua, amanhã. Várias instituições públicas e privadas participarão do evento.

De acordo com o grão mestre da Grande Loja Maçônica do Maranhão, Ubiratan João de Castro, parceiros da instituição participarão com grandes comitivas. Com o tema Saúde e Solidariedade Humana, a ação visa mudar a realidade de Belágua, considerada uma das cidades mais pobres do país.

Ubiratan Castro diz que milhares de pessoas serão mobilizadas em boa parte do estado. A área da saúde contará com atendimento médico, higiene pessoal, lazer, corte de cabelo, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene pessoal, fisioterapia entre outros. “A Maçonaria vem se dedicando há muitos anos a projetos na área da saúde, com o objetivo de promover mudanças significativas na vida das pessoas”, afirma o grão mestre.

Em virtude da distância e da falta de postos de saúde, muitas pessoas sofrem com a falta de medicamentos e também de atendimento médico no município de Belágua. Com a dificuldade de locomoção, muitos acabavam não resistindo aos ferimentos e morriam antes de serem atendidos. “Isso acabou trazendo muita preocupação para a Maçonaria que escolheu Belágua como sede da 13 ª Ação Social”, ressaltou Ubiratan Castro.

Participação - Durante a ação social, será criada a Guarda Municipal de Belágua e formado o Conselho Municipal de Segurança. Serão ministradas palestras sobre primeiros socorros e combate a incêndio e segurança urbana. Também haverá palestras sobre cidadania, habitação, Lei Maria da Penha, divórcio, tutela, separação judicial, direitos da criança e do adolescente, aposentadoria e defesa do consumidor.

O campo agropecuário é um dos mais esperados, visto que o município tem sua economia baseada no setor. Várias atividades serão realizadas para fomentar o setor. De acordo com Ubiratan Castro, ex-professor da Universidade Estadual do Maranhão, o objetivo do projeto agropecuário é deixar sementes que possam se multiplicar no município. O Brasil é referência internacional em pesquisas agrícolas.

“Por esse motivo, vários engenheiros agrônomos da nossa instituição estão se dedicando diuturnamente no desenvolvimento de novas técnicas, que venham a melhorar todo o setor produtivo do estado”, disse o grão mestre.

História - A Maçonaria surgiu no antigo Egito, cerca de mil anos antes de Cristo, quando uma associação de pedreiros livres, posteriormente, também compostas por engenheiros e arquitetos, resolveu construir uma sociedade mais justa e igualitária Surgia ali um grande movimento social que se espalharia por todo o mundo, chamado Maçonaria.

Desde então, a Maçonaria vem se estruturando, por causa a sua capacidade de formar líderes. Segundo o grão mestre, em boa parte do mundo, sua missão é fortalecer os pilares da saúde, educação e segurança. “Desde o antigo Egito, muitos maçons são envolvidos na política. No Brasil, muitos foram presidentes da república, senadores, deputados, prefeitos e vereadores”, finaliza Ubiratan Castro.

Mais - A Maçonaria é uma instituição milenar, e está presente em 174 países. É uma instituição fraterna, não é uma religião. Em seus quadros há católicos, evangélicos, judeus, espíritas, entre outros. A Maçonaria é uma instituição filosófica e progressista. A Maçonaria sempre foi tida como uma conspiração para dominar o mundo, isso ocorre porque os maçons sempre estiveram envolvidos nos movimentos sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.