Reajuste salarial

Deputados sugerem que Flávio Dino desista de ação contra reajuste de servidores

Sousa Neto e Andrea Murad criticaram postura do governador e falta de diálogo com servidores

Gilberto Léda/O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
(Sousa Neto e Andrea Murad)

Os deputados estaduais Sousa Neto (PTN) e Andrea Murad (PMDB) fizeram ontem um apelo ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), autorize a Procuradoria Geral do Estado (PGE) a ingressar com um pedido de desistência da ação judicial que resultou na retirada de 21,7% dos vencimentos dos servidores do Poder Judiciário do Maranhão.

Eles comentaram o impacto que a decisão – tomada há duas semanas, mas ainda não efetivada, por conta da necessidade de publicação do acórdão – terá sobre os orçamentos familiares dos servidores alcançados.

“Imagine aqueles que tiveram sonhos e hoje tiveram cortados dos seus benefícios em 21,7%. São sonhos destruídos, faculdades de filhos, despesas de casa. E faço apelo ao governo porque quem clama hoje aqui é o Sindjus, que representa a sociedade maranhense, representa o sentimento de um povo que foi enganado, um povo que não aguenta mais mentiras”, discursou Sousa Neto.

O parlamentar acrescentou que concorda com uma nova proposta feita pelo Sindjus para resolver o problema: que o governador peça desistência da ação que corre na Justiça contra o reajuste dos servidores do Judiciário.

“O governador pode fazer isto. É isto que o Sindjus quer. É só pedir a desistência da ação, porque sabemos que o Sindjus vai ganhar essa, qualquer que seja a instância. Pode demorar, mas ganha. Mas o desgaste que eles estão tendo, familiar, moral, isso não tem preço. E outra sugestão, caso ele não queira a desistência, vamos fazer uma reforma, uma PEC, uma reforma na estrutura administrativa do Estado. A gente pode diminuir o número de Secretarias e cargos comissionados, são muitos. É isso: a única coisa que o Sindjus quer é ser atendido pelo governador para poder pedir a desistência da ação e estará resolvido o problema”, ressaltou Sousa Neto.

Andrea Murad lembrou que, em sua defesa, Dino e aliados sustentam que a ação contra o reajuste de 21,7% foi proposta ainda na administração passada. E sugeriu que, nesse caso, a gestão comunista poderia desistir do processo.

“Falam muito que a ação não começou com o governador Flávio Dino, então ele pode retirar a ação. E por que ele não retira? Então, nós pedimos: Márcio Jerry, que manda no governador, governador, acorde, converse com a categoria. O governo está em queda livre, está despencando, a popularidade do governador não existe mais e [ele] só fica tomando medidas impopulares”, completou.

O mundo diz o quê? Diálogo. O mundo diz o quê? Participar diretamente da vida das pessoas, conversar. Quem não faz isso não tem a mínima chance de ser um bom Governado”deputada Andrea Murad
Sem diálogo – Os deputados criticaram, ainda, a falta de diálogo do governador dom a a categoria prejudicada pela decisão do Tribunal de Justiça;

“O governador não os recebe para uma conversa, logo ele que se elegeu só falando em diálogos, que todos acreditaram em um governador que se elegeu com mais de um milhão de votos, mas na hora de se reunir para conversar sobre qualquer problema quem recebe é uma pessoa que nunca teve um voto, que hoje está governando o Estado do Maranhão, chamado Márcio Jerry, ou seja, o candidato a governador Flávio Dino vai em todos os sindicatos, o Sindjus, onde ele iniciou a sua carreira política e, depois de eleito, não os recebe”, comentou Sousa Neto.

Andrea Murad reforçou a falta de diálogo do comunista. “Os servidores estão há um ano e quatro meses recebendo dinheiro, e o governador simplesmente corta e quer que eles aceitem como se isso não fosse prejudicar a vida deles. E pior de tudo, ele não consegue ter a sensibilidade de conversar com a categoria", criticou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.