Discussão

Vice-presidente dos EUA critica Trump por comentários ''doentios''

Joe Biden criticou republicano por descrever mexicanos como estupradores; ele o acusa de xenofobia contra hispano-americanos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

Washington - O vice-presidente americano, Joe Biden, chamou a atenção do principal candidato republicano, Donald Trump, sobre seus comentários "doentios" envolvendo a imigração, em um discurso diante de um grupo de hispano-americanos.

Dirigindo-se a um grupo de hispano-americanos, Biden, que atualmente avalia a possibilidade de se lançar à corrida pelas presidenciais de 2016, atacou verbalmente na terça-feira o magnata, que havia descrito os imigrantes mexicanos como estupradores. "Tive que sair da minha casa quando Trump estava falando na televisão", disse Biden. "Amigos, isso não durará. Não durará".

"Este homem denegriu completamente um grupo inteiro de pessoas, apelando aos instintos mais baixos da natureza humana, trabalhando nesta noção de xenofobia de uma forma como não se fazia há muito tempo. Do partido 'Know Nothing' (partido anticlerical e anti-imigrante fundado na década de 1850) ao fim do século XIX", ressaltou.

Eleitorado - Os hispano-americanos constituem uma parcela crescente do eleitorado americano. Muitos no campo republicano temem que a mensagem populista de Trump prejudique o partido.

Os democratas foram hábeis ao capitalizar este assunto, mas Biden estimou que não era uma questão de democratas ou republicanos, mas "de uma mensagem doente".

"Esta mensagem foi tentada nos Estados Unidos muitas vezes antes. Sempre, sempre, sempre, sempre, sempre a superamos", disse.

"Amigos, o povo americano está conosco", declarou. "Sei que não parece para vocês. Mas estou dizendo. Estou dizendo. O povo americano está de acordo conosco", completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.