Campanha

Central de Transplantes realiza ações em prol da Doação de Órgãos

Abertura oficial da campanha "Seja Doador de Órgãos" será iniciada na próxima segunda-feira, mas atividades ocorrem desde o início do mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Campanha pretende sensibilizar pessoas para a importância da doação de órgãos
Campanha pretende sensibilizar pessoas para a importância da doação de órgãos (doação de órgãos )

A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado do Maranhão (CNDCDO/MA) vai percorrer, durante este mês, as unidades de saúde, instituições públicas e particulares para sensibilizar a sociedade sobre o tema da doação de órgãos e tecidos. A ação faz parte da Semana Nacional de Doação de Órgãos, realizadas em setembro pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e pelo Ministério da Saúde. A abertura oficial será na próxima segunda-feira (21), às 8h, no Auditório Central da UFMA.

“Seja Doador de Órgãos! Informe sua família! ” é o tema deste ano da campanha realizada pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado do Maranhão (CNCDO/MA) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MA), com o apoio do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do Banco de Olhos e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

Desde o início do mês, várias ações de sensibilização já estão sendo realizadas em shoppings de São Luís. No Shopping Pátio Norte a ação se estenderá até sexta-feira (18). Na próxima semana, de 21 a 25, os profissionais estarão no Shopping da Ilha e no Rio Anil Shopping. No Shopping Tropical a ação será no dia 25. Todas as atividades ocorrerão das 15h às 22h. Também será realizada uma “Blitz Social” nos semáforos localizados em frente ao Tropical Shopping, no dia 22, e em frente à Universidade Federal do Maranhão no dia 30.

Já no dia 26, às 15h, haverá a Caminhada em prol da vida, com concentração na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea.

Mais

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão foi o pioneiro em transplantes no Maranhão e realizou, desde março de 2000, 486 transplantes renais, com doadores vivos e doadores falecidos; mais recentemente o Hospital Santa Mônica, em Imperatriz realizou 5 transplantes renais apenas com doadores vivos. No Maranhão, há ainda o transplante de córneas, com um número total de 1145 transplantes realizados em 15 anos.

Hoje há uma lista de espera de córneas com mais de 700 pacientes e de rim com cerca de 170 pacientes. Há ainda um grande número de pacientes que conseguem tratamento fora do domicílio para outros transplantes, como de fígado, coração e medula óssea. Em relação a este último, o Maranhão já cadastrou 7.602 doadores no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) desde 2007.

Contato da Central de Transplantes: (98) 2109-1212/ 1276

Banco de Olhos: (98) 2109-1010

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.