Obra

Artigos reunidos em publicação

Adriano Pinheiro lança “Meus Artigos Favoritos” hoje, às 18h30, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande); livro recolhe 27 artigos publicados em O Estado durante 17 anos de colaboração

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Adriano Pinheiro reuniu artigos preferidos em livro
Adriano Pinheiro reuniu artigos preferidos em livro (Adriano Pinheiro)

Quando ainda cursava Licenciatura em História na Universidade Federal do Maranhão, Adriano Pinheiro passou a colaborar com artigos sobre música para as páginas de O Estado. O fascínio pela escrita e a dedicação pela história o fez migrar para outros segmentos como a educação, política, economia e biografias. Com mais de 40 artigos publicados no matutino, o professor de história reuniu seus 27 prediletos e os organizou no livro “Meus Artigos Favoritos”, que será lançado hoje, às 18h30, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande).

Concebida de forma independente e sem o selo de uma editora, “Meus Artigos Favoritos” é o primeiro livro da carreira do professor Adriano Pinheiro e tem prefácio da médica psiquiatra e psicanalista membro da Escola de Letra Freudiana do Rio de Janeiro, Lúcia Bulcão. “Eu já tinha lido livros semelhantes de alguns jornalistas, como Aristóteles Drummond, e na área de economia, li alguns livros do Roberto Campos. Pegando como modelo esses livros feitos a partir de ensaios eu decidi fazer o meu neste mesmo formato”, esclareceu Pinheiro.

Segundo ele, a opção por organizar artigos publicados em O Estado se deu pela qualidade dos textos. “Reuni textos que escrevi ao longo de 17 anos de colaboração. Optei por muitos que escrevi quando ainda estava começando, por isso o nome do livro”, disse.

Temas
Adriano Pinheiro relembra que suas primeiras colaborações comentavam sobre música. Inclusive, três artigos sobre o tema estão no livro. “Sei muito sobre a história da música, as datas em que alguns discos foram lançados, mas assim, de forma biográfica. Em um artigo comento o pós-Beatles, que é a fase solo dos integrantes da banda. No outro detalho o tango e finalizo com a história dos 50 anos da Bossa Nova”, explicou.

O professor também observa que é preciso atenção dos leitores para a cronologia dos artigos. “Alguns foram escritos no momento em que determinados fatos históricos aconteceram, por isso é preciso que o leitor se atente as datas, para ter uma leitura mais contextualizada sobre o assunto. Por exemplo, quando escrevi sobre as ditaduras cubana e chilena o Pinochet ainda estava vivo”, observou.

Colaborando com O Estado desde 1998, Adriano Pinheiro revela que a frequência no envio de artigos diminuiu por conta da proximidade dele com seu público por meio das redes sociais. l

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Meus Artigos Favoritos”, do professor Adriano Pinheiro

Quando

Hoje, às 18h30

Onde

Centro de Criatividade Odylo Costa, filho

Preço

R$ 10,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.