Denúncia

Pacientes denunciam que a demora para fazer um exame é de um ano

Usuários denunciam demora no Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses, do Governo do Estado; a unidade foi criada para facilitar atendimento

Jock Dean / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

Pacientes denunciam que a demora para fazer um exame no Centro Ambulatorial Diagnostico Holandeses (CADH), mantido pelo Governo do Estado e voltado para funcionários públicos estaduais, é de mais de um ano. A aposentada Raimunda da Ressurreição Furtado, 71 anos, está com um Mapa – exame que avalia a pressão arterial – marcado para 8 de setembro de 2016. O marido dela, Raimundo Nonato Alves, precisa fazer um exame Otoneurológico Completo – para saber o motivo das constantes dores de ouvido -, mas, ao procurar o Centro Ambulatorial Diagnostico Holandeses (CADH) foi informado que os agendamentos começarão apenas em janeiro do próximo ano.
Raimunda da Ressurreição Furtado é técnica de enfermagem aposentada do Governo do Estado. Ela é diabética e tem problemas cardíacos, por isso, a cardiologista Alícia Pereira Arcem, que a atendeu no Hospital São Luís do Servidor Público (HSLZ), solicitou um Mapa (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial). A requisição do exame foi feita em 16 de março desse ano e desde então ela enfrenta muitas dificuldades para fazer o procedimento médico.
O marido de Raimunda da Ressurreição Furtado procurou o Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses (CADH), mantido pelo Governo do Estado para o atendimento de seus servidores, aposentados e pensionistas, mas só conseguiu marcar o exame um mês e meio depois da solicitação, em 30 de abril. Só que a aposentada terá de esperar muito mais para fazer o exame, pois o procedimento foi marcado para quase um ano e meio depois de requerido pela médica, em 8 de setembro de 2016.
Como 8 de setembro é feriado municipal, por ser a data do aniversário da cidade, se esperar até lá para fazer o exame, ela possivelmente terá a data remarcada e terá de esperar ainda mais. “A pessoa morre e não faz o exame. Em um ano, além do meu problema de saúde ter se agravado, eu terei novos problemas decorrentes do não tratamento da minha doença”, disse indignada a O Estado, que esteve na casa da aposentada na manhã de ontem.
E esse não foi o único exame que a aposentada teve dificuldades para marcar. Há 20 dias ela fez uma cintilografia, mas o procedimento estava marcado para daqui a sete meses. “Depois de muito correr atrás, conseguimos fazer o exame”, afirmou Raimundo Nonato Alves, marido de Raimunda da Ressurreição Furtado. “Só que o Mapa nós já corremos toda a cidade e não conseguimos. Ou a gente paga ou vamos esperar até o ano que vem”, completou Raimundo Nonato Alves, que informou ainda não ter pesquisado o valor do exame na rede particular.

Ano que vem
Raimundo Nonato Alves também está com dificuldades para fazer exames médicos nas unidades de saúde mantidas pelo Governo do Estado. Aos 67 anos, ele é diabético e já fez duas pontes de safena e nos últimos meses começou a se queixar de fortes dores de ouvido. O médico pediu um exame Otoneurológico, mas no CADH ele foi informado que o agendamento para o exame começará só em janeiro do próximo ano. “Eu até já comprei remédio por conta própria porque não aguento mais as dores de ouvido. Ontem mesmo eu tive uma crise”, afirmou.
A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) informou que planeja ampliar a oferta de exames médicos marcados no Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses.

Centro Ambulatorial Diagnostico Holandeses (CADH)

Reinaugurado em janeiro de 2013 pela ex-governadora Roseana Sarney, o Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses (CADH) conta com dois consultórios de triagem de enfermagem para aferição da pressão arterial, temperatura e pesagem; sete consultórios médicos, com sala de espera para 150 lugares; sala de coleta de exames laboratoriais; sala de imobilização ortopédica (sala de gesso); sala de curativos e pequenos procedimentos cirúrgicos; setor de informações; marcação de consultas e exames com sala de espera para 152 lugares, com cinco guichês de marcação, além do serviço de marcação de consulta e exames via telefone, com cinco guichês de atendimento. Ele deveria representar melhoria no atendimento ao servidor estadual já que a marcação de exames e consultas, que antes era feitas sempre no primeiro dia útil de cada mês, poderiam ser realizadas todos os dias úteis, das 8h às 17h.

Saiba mais

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono. Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

Otoneurológico Completo

É o exame para avaliar a função do labirinto (orelha interna) e está indicado para pessoas com queixa de tontura, vertigem, desequilíbrio, hipoacusia (surdez), zumbidos, cefaleia e enxaqueca ou quando há suspeita de problema no labirinto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.