Solidariedade

Círio Solidário leva serviços a cidadãos

Ação social foi realizada no sábado no Cohatrac; atendimentos em saúde foram muito procurados pelos moradores da região e bairros vizinhos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Maquiagem foi serviço ofertado
Maquiagem foi serviço ofertado (Círio Solidário)

O fim de semana foi de fé e solidariedade no Cohatrac com a realização da 3ª edição do Círio Solidário, evento organizado pela Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. O evento ofereceu gratuitamente à população vários serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, jurídica e atividades recreativas. O Círio Solidário é um dos eventos organizados pela paróquia que antecedem o Círio de Nazaré, que acontece de 1º a 11 de outubro.

Considerada a segunda maior festa da Arquidiocese de São Luís – a primeira é o Festejo de São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão -, o Círio de Nazaré está comemorando 16 anos de existência este ano e vai ocorrer de 1º a 11 de outubro, no Cohatrac. Como preparação da comunidade para a Festa da Luz, a paróquia realiza diversos eventos, como a Peregrinação nas Famílias, Missas de Rua, Círio Ecológico, Círio Solidário, Corrida Rústica do Círio, Círio Esportivo, Círio das Crianças, Carreata do Círio e Bênção dos Automóveis, Novenário da Luz, Romaria do Círio, Procissões e Círio Cultural.

De acordo com Gláucia Louzeiro, coordenadora da Pastoral da Caridade da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, o Círio Solidário é um momento para contribuir com o próximo. “Esse é um momento em que trazemos serviços à população carente, ajudando nossos irmãos a terem mais dignidade”, afirmou. E foi assim durante toda a tarde de sábado, dia 12, na escola Barjonas Lobão, da rede estadual, localizada no Cohatrac, escolhida pela paróquia para sediar os serviços oferecidos.

Entre os serviços oferecidos, o de atendimento em saúde foi o mais procurado. Profissionais de áreas como ginecologia, geriatria, cardiologia, clínica médica, acupuntura, psicologia, nutrição, ortopedia, fonoaudiologia e fisioterapia prestaram auxílio médico a pessoas como Ludmilla da Costa, que aproveitou para verificar como está a saúde. “Se a gente vai a um hospital, precisa enfrentar uma fila enorme para marcar uma consulta para dali um mês. Por isso, vim até aqui. Fui atendida e já recebi até medicação”, contou.

Outro serviço que chamou muita atenção foi o de beleza e estética. No salão improvisado no pátio da escola, muitas mulheres aproveitavam para cuidar dos cabelos. Rayanne Oliveira aproveitou para fazer uma maquiagem especial para ir a uma festa. “A gente se maquia em casa, mas com uma profissional é sempre melhor, por isso, aproveitei”, disse. As maquiadoras também deram dicas de como realçar a beleza usando produtos como sombra, base, batom, rímel e outros.

Números

1.500 pessoas foram atendidas durante o Círio Solidário

250 voluntários trabalharam no Círio Solidário

Mais

Além do Círio Solidário, aconteceu no sábado o Círio Ecológico. Nos dias 19 e 20 deste mês, será realizado o Círio Esportivo, que conta com um passeio ciclístico. Já de 25 a 27, será a vez do Círio das Crianças. De 1º a 11 de outubro será realizado o novenário da Luz, principal evento da Festa da Luz, como é conhecido o Círio de Nazaré.

A Romaria do Círio, uma grande prova da fé dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, acontecerá no dia 3. O cortejo tradicionalmente sai do Largo do Carmo (Centro) em direção à Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. Já a Procissão da Luz será no dia 10 e a procissão e missa de encerramento no dia 11. Depois disso, ainda acontecerá a Corrida Rústica, no dia 18 de outubro. Neste ano, o Círio tem como tema “Um clamor à Vida e à Paz”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.