Setembro Verde

Palestras esclarecem sobre a doação de órgãos

Equipes têm visitado unidades de saúde, instituições de ensino e empresas públicas e privadas para tirar dúvidas; desde março de 2000, 485 transplantes foram feitos em todo o Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Treinamento com profissionais de saúde da UPA do Parque Vitória
Treinamento com profissionais de saúde da UPA do Parque Vitória (palestra doação órgão h)

Sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos é o principal mote da campanha desenvolvida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos, que tem início oficialmente no dia 21 deste mês. Setembro é o mês destinado pela ABTO, e pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde (MS), para campanha de sensibilização pela doação de órgãos, conhecido como “Setembro Ver­de”.

No entanto, antes da data oficial de lançamento da campanha, estão sendo desenvolvidas ações pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em conjunto com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO/MA), com funcionamento no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), capacitado para realizar transplantes de rins e córnea.

Desde o início deste mês, equipes da CNCDO/MA têm visitado unidades de saúde, instituições de ensino, e empresas públicas e privadas, para ministrar palestras e esclarecer dúvidas frequentes quando o assunto é a doação de órgãos. Locais como shoppings e praças também entraram no roteiro de visitas para a realização de panfletagem.

“Cada pessoa é fundamental nesse processo. Desde o doador, àquele que carrega a caixa com o órgão doado. Quanto mais aumentar o número de doadores, mais as filas irão diminuir. Então, o esclarecimento é importante para que mais pessoas avisem suas famílias que desejam ser doadoras”, afirma a enfermeira Poliana Costa, que ministra as palestras.

Desde que iniciou o serviço de transplantes no Maranhão, em março de 2000, foram realizados 485 transplantes de rins e 1.140 de córnea. Em 2015, foram 39 de rins e 84 de córnea. Em 2014, fo­ram 34 de rins e 107 de córnea.

Mais

Atualmente, no Estado do Maranhão, 171 pacientes aguardam na fila de espera por um transplante de rim e 782 por um transplante de córnea.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.