Lazer

Temporada de veraneio em Imperatriz acaba no dia 20

Defesa Civil municipal redobrou a fiscalização nas áreas das praias do cacau e do Meio, no Rio Tocantins, para evitar acidentes, afogamentos e óbitos; uso exagerado de bebidas alcoólicas é uma das práticas combatidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Banhistas lotam a Praia do Cacau, no Rio Tocantins, em Imperatriz, um dos principais pontos de lazer da população e esperado todos os anos; barraqueiros aproveitam para comercializar alimentos para frequentadores
Banhistas lotam a Praia do Cacau, no Rio Tocantins, em Imperatriz, um dos principais pontos de lazer da população e esperado todos os anos; barraqueiros aproveitam para comercializar alimentos para frequentadores (Praia do cacau)

Está previsto para o próximo dia 20 o encerramento da temporada de veraneio nas praias do Cacau e do Meio no Rio Tocantins, em Imperatriz.

“Temos concentrado esforços para evitarmos acidentes [afogamentos e óbitos] nas praias, fato sem ocorrência grave desde 2009”, informa o superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto.

Ele observa que durante o feriadão da Independência os guarda-vidas redobraram a atenção em toda área demarcada para banho na praia do Cacau, onde todos ficaram em estado de alerta no propósito de evitar afogamentos. “Tivemos dois princípios de afogamentos, mas que foram evitados graças à intervenção dos guarda-vidas e dos bombeiros”, frisa.

Chico do Planalto atribui ao consumo exagerado de bebida alcoólica a maioria dos casos de afogamento no rio Tocantins. A logística de apoio conta ainda com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Fiscalização
Ele comentou ainda que graças à intensa fiscalização feita pelos agentes da Defesa Civil contra o uso de linha de cerol para empinar pipas, brincadeira, aparentemente inofensiva, poderia causar graves conseqüências na praia do Cacau, inclusive com risco de morte.
“Nós chegamos ao quinto final de semana que zerou a apreensão de linha de cerol”, disse.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil chegou a fazer um alerta na imprensa e nas redes sociais a respeito dos riscos da linha de cerol, em que a preocupação maior era com as crianças e jovens que utilizavam esse material que funciona como uma navalha. “Se atingisse o pescoço de uma pessoa, na veia aorta, poderia provocar a morte. Além disso, poderia lesionar o olho ou outra parte do corpo”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.