Espetáculo

Dois dias com música e poesia

Cantora Gabi Buarque apresentará, hoje e amanhã, o show “Gabi Buarque canta Chico, versos Pessoa”, no Teatro da Cidade de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
(Gabi Buarque)

“Gabi Buarque canta Chico, versos Pessoa” é o título do show que a cantora Gabi Buarque apresentará hoje e amanhã, às 20h, no Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito, Centro). Ela vai unir dois grandes pensadores, sendo um português e outro brasileiro, um poeta e outro compositor. Dois que se transformam em inúmeros outros para contar as histórias mais inusitadas que emocionam os brasileiros há gerações. As cantoras Flávia Bittencourt e Cecília Leite participarão como convidadas especiais, sendo a primeira hoje e Cecília amanhã.

O projeto, apresentado no Rio de Janeiro e Manaus, pretende multiplicar plateias e opiniões, conhecimento e sensibilidade, contribuindo para o processo de formação cultural. Além de criar um ambiente lúdico, educa e informa não somente por meio da música, como da história, literatura e poesia. “O projeto teve início graças a uma pauta de poesia no Sesi de Jacarepaguá. O programador do espaço (Artur Torres) me sugeriu um show cantando Chico Buarque, mas que incluísse poesia. Daí, fui buscar um poeta que estivesse no domínio público e me deparei com Fernando Pessoa. Mas foi só construindo o roteiro que me surpreendi com as semelhanças de ambos”, revela a cantora.

Linguagens

Gabi, que é geminiana, assim como os homenageados, gosta de misturar diferentes linguagens, como música, poesia, dança, teatro e artes plásticas. Ela acredita que isso aproxima as pessoas com interesses diversos e também agrega mais cores e sentidos aos espetáculos. As canções de Chico Buarque, na opinião dela, são facilitadoras neste caso, pois são mais conhecidas e estão interligadas aos poemas de Fernando Pessoa. Portanto, quem gosta da música certamente vai se interessar pelo poema ou terá curiosidade em procurá-lo na internet ou em um livro depois do show.

“Depois de pesquisar a obra dos dois para a construção deste roteiro/espetáculo, posso definir ambos em apenas uma palavra: múltiplos. Chico e suas personalidades e Pessoa e seus heterônimos. Uma palavra que comporta tantas outras. Seria um acaso os dois serem geminianos?”, definiu.

Durante a pesquisa do repertório, a artista selecionou canções que amo e depois incluiu algumas mais conhecidas. Buscou as poesias e, para sua surpresa, muitas delas a remetem às canções escolhidas e vice-versa. “Foi um encontro muito feliz, como se o quebra-cabeça estivesse se encaixando sozinho”, afirmou.

Músicas como “João e Maria”, “Samba do Grande Amor”, “Quem te viu, quem te vê”, “Cecília, Mil perdões”, “Todo Sentimento”, entre outras. De maneira sensível e inteligente, o roteiro chega até o público como que narrando uma história, muitas vezes bem parecida com a vida real. A identificação e natural emoção em seguida é o que torna o espetáculo único, apresentando um sincretismo como ferramenta de formação cultural de plateias. Além de criar um ambiente lúdico, ele educa e informa não só por meio da música, como da história, literatura e poesia.

Serviço

O quê

Show “Gabi Buarque canta Chico, versos Pessoa”, com Gabi Buarque

Quando

Hoje e manhã, às 20h

Onde

Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito)

Ingressos

R$ 50,00 e R$ 25,00 (meia)

Chico e suas personalidades e Pessoa e seus heterônimos. Uma palavra que comporta tantas outras. Seria um acaso os dois serem geminianos?Gabi Buarque

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.