Crise humanitária

Obama decide receber 10 mil refugiados sírios

Ele disse que o número representa aumento significativo e demonstra o compromisso dos Estados Unidos na recepção e satisfação das necessidades de refugiados

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu que o país vai receber 10 mil refugiados sírios até o ano que vem. Cerca de 1,5 mil serão recebidos até o final deste mês. A informação é do porta-voz da Casa Branca, John Earnest.

Ele disse que o número representa aumento significativo e demonstra o compromisso dos Estados Unidos na recepção e satisfação das necessidades de refugiados da Síria. Mas o porta-voz destacou que o Congresso precisará fazer uma reserva financeira substancial para acolher mais refugiados.

O anúncio da gestão Obama chega um dia depois de o presidente da Comissão Europeia ter proposto um plano para realocar mais 120 mil refugiados.

O governo norte-americano vinha sendo criticado por entidades defensoras de direitos humanos por não ter anunciado aumento no número de refugiados, após a divulgação da foto do menino Aylan Kurdi, de 3 anos, morto em uma praia da Turquia.

A organização Rescue Committee, que ajuda pessoas que fogem de conflitos e desastres naturais, pediu aos Estados Unidos que recebam 65 mil refugiados até o fim do ano que vem. Em agosto, o Departamento de Estado havia anunciado que receberia entre 5 mil e 8 mil refugiados em 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.