Tradição

Procissão dos Orixás homenageia São Luís

Milhares de participantes percorreram ruas do Centro, até a Igreja do Desterro, onde houve a tradicional lavagem da escadaria do templo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

Cerca de três mil pessoas se reuniram ontem, durante a tradicional Procissão dos Orixás, evento que acontece há 56 anos em São Luís e celebra o aniversário da cidade e a devoção a São Luís Rei de França.

Após concentração na Avenida Pedro II, no Centro, os participantes percorreram algumas ruas do bairro em direção à Igreja do Desterro, onde foi encerrado o cortejo com a tradicional lavagem da escadaria do templo religioso.

Raiz - Diversos líderes de comunidades tradicionais de raiz africana participaram do cortejo, caracterizados de acordo com a matriz à qual pertencem. Crianças também se vestiram em homenagem à corte imperial do Divino Espírito Santo e seguiram à frente da procissão.

A Procissão dos Orixás é uma realização da Federação de Umbanda do Estado do Maranhão. “Esse evento tem muita importância para São Luís, pois celebramos o aniversário da cidade. Este ano, nós estamos focados na paz que a cidade precisa, e é esse o pedido que fazemos, já que a nossa capital está muito violenta”, disse o presidente da federação, Fernando Solon.

De acordo com Maria Regina, que é yalorixá do Terreiro São Cosme e São Damião, localizado no Conjunto Ipem São Cristóvão, em São Luís, o evento só tem crescido durante os últimos anos. Ela participa há 35 anos.

“Acompanho esse evento há muito anos e vejo que a tendência do movimento é só crescer. Assim, valorizamos cada vez mais a nossa cultura, além de saudar a cidade no dia em que ela comemora 403 anos”, disse.

A caminhada percorreu as ruas dos Afogados, do Egito e da Palma até chegar ao Largo do Desterro no Centro de São Luís. Segundo os participantes, a lavagem da escadaria simboliza a limpeza espiritual da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.