Crise Migratória

Reino Unido receberá até 20 mil refugiados sírios em cinco anos

Medida tomada pelo governo inglês é reflexo da divulgação da foto do menino sírio de três anos, fotografado morto em uma praia turca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Mediterrâneo é uma das portas de entrada de imigrantes na Europa/Divulgação
Mediterrâneo é uma das portas de entrada de imigrantes na Europa/Divulgação (imigração)

Londres - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou que o Reino Unido poderá receber até 20 mil refugiados sírios nos próximos cinco anos em uma resposta após o crescimento do clamor público para que o governo auxilie as vítimas da guerra civil.
"Propomos que o Reino Unido dê acomodação a até 20.000 refugiados durante o mandato deste Parlamento. Ao fazer isso, vamos continuar a mostrar ao mundo que este país é um país de compaixão extraordinária", disse Cameron em uma declaração ao parlamento.
Cameron deixou claro, no entanto, que a oferta de recepção é apenas para aqueles que fogem da guerra na Síria e que é "importante diferenciá-los" dos imigrantes. "Teremos obviamente que examinar quem vem", completou.

Na semana passada, após a divulgação da foto do menino sírio de três anos fotografado morto em uma praia turca, a pressão para que o país recebesse mais refugiados aumentou. Na sexta-feira, 4, Cameron afirmou que o país receberia "milhares" de refugiados sírios, mas não precisou o número. Uma porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) afirmou que a Grã-Bretanha receberia 4.000 sírios.

O anúncio acontece após o presidente francês, François Hollande, declarar que o país poderá receber 24 mil sírios em dois anos. Hollande estimou em cerca de 60 mil o número de pedidos de asilo político que a França receberá ao longo deste ano em entrevista coletiva semestral no Palácio do Eliseu.

A Alemanha anunciou ontem que vai destinar 6 bilhões de euros para administrar o grande fluxo de migrantes, e sua chanceler, Angela Merkel, fez um apelo por um esforço da União Europeia. "Alemanha, Áustria e Suécia não podem ser os únicos países que recebem refugiados", afirmou o vice-chanceler e ministro da Economia, o social-democrata Sigmar Gabriel, na mesma entrevista coletiva.
Merkel completou: "Não é possível dizer 'não tenho nada a ver com isso'. Mas acredito que a dinâmica do que acontece não ficará sem efeito".

A Comissão pedirá que a Alemanha receba 31.443 solicitantes de asilo que chegaram à Itália, Grécia e Hungria, a França 24.931 e a Espanha 14.931. Dessa forma, os três países receberão a maior parte dos refugiados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.