7 de Setembro

Forças Armadas realizam no Anel Viário tradicional desfile

Parada militar reuniu milhares de pessoas na Avenida Senador Vitorino Freire, ontem; durante passagem, forças armadas e de segurança pública mostraram também as viaturas e os equipamentos usados pelas corporações

Leandro Santos / Da equipe de O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

Marinha, Exército, Aero­náutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros promoveram, na manhã de ontem, em São Luís, o tradicional desfile das Forças Armadas realizado anualmente no dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. A atividade aconteceu na Avenida Senador Vitorino Freire (Areinha) e reuniu milhares de pessoas que acompanharam a passagem das tropas.

As atividades começaram às 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e São Luís. Logo em seguida, os coman­dantes realizaram as revistas de suas respectivas tropas e depois foi iniciado o desfile.

Representando as Forças Armadas, desfilaram primeiramente os militares da Capitania dos Portos do Maranhão (Marinha), do 24º Batalhão de Infantaria Leve (Exército) e do Centro de Lançamento de Alcântara (Aeronáutica). Já representando as Forças de Segurança Pública, desfilaram homens da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Estudantes de escolas militares também participaram das atividades.

Logo após a passagem das tropas, o público também teve a oportunidade de acompanhar o desfile das viaturas utilizadas para cada corporação durante a realização de suas atividades. Um dos destaques ficou por conta do CLA, que levou para a Avenida Senador Vitorino Freire uma réplica do foguete VSB – 30, utilizado para levar experimentos científicos ao espaço.

Significado
De acordo com o comandante da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), capitão de mar e guerra Marcos Tadashi, o momento é importante para aproximar o público das ações que são desenvolvidas pela instituição. “A cada ano, no desfile, a Capitania mostra os equipamentos, viaturas e as ações para a sociedade. Além disso, estamos fazendo bastantes investimentos na nossa estrutura”, disse o comandante dos portos.

Para o coronel Carlos Azevedo, comandante do 24º BIL, o desfile é um momento de integração com a sociedade. “Esse é um momento importante de integração com a sociedade e também de amor à Pátria, que representa a nossa cultura e história”, disse. O desfile também contou com a participação de três ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira que participaram da 2ª Guerra Mundial.
A Aeronáutica, representada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), apresentou ao público cerca de 350 militares entre homens da guarda de honra, do grupamento de pronto emprego e do grupamento de distúrbios civis. “Essa é uma data importante para todos nós, pois mostramos para a sociedade parte do nosso trabalho”, afirmou o coronel aviador Cláudio Olany, diretor do CLA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.