Sociedade

Coluna PH

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
(Bianca Klamt)

Pontualidade da TAM no mês de agosto

Em agosto, 91% dos voos domésticos e internacionais da TAM Linhas Aéreas saíram no horário. Este é o índice registrado pela companhia nos aeroportos públicos (controlados pela Infraero) e privados (concedidos à iniciativa privada) do Brasil. O resultado considera os atrasos acima de 15 minutos.

CLICK

A TOP MARANHENSE Bianca Klamt em produção para uma grande revista de moda, de circulação internaciona

Casa de Bandeira Tribuzi
Há exatos 38 anos morria em São Luís o jornalista, poeta, escritor, músico e cartunista Bandeira Tribuzi, um dos nomes mais expressivos da cultura maranhense do século XX.
Nesse dia, os amigos do Poeta saíram pelas ruas da cidade cantando “Louvação a São Luís”, de sua autoria e que mais tarde seria transformado no Hino de São Luís.
Para celebrar esta data, será realizado um Sarau Cultural na tarde de hoje, numa ação do Teatro Arthur Azevedo – à frente, o diretor e poeta Américo Azevedo Neto –, quando será feito o lançamento do Resgate à Memória de Bandeira Tribuzi e criada a Casa de Bandeira Tribuzi, na Rua dos Prazeres, 529 – Centro.
No momento será exposto parte do acervo do autor de “Pele e Osso”, falecido em 8 de setembro de 1977, que será mantido no espaço e o piano onde foi criado o Hino Louvação à São Luis, que será restaurado.
Durante o evento poetas, artistas e amigos de Tribuzi poderão expressar sua arte com leituras de poemas e escritos do poeta.
A propósito: Tribuzi será o tema-enredo da Escola Marambaia do Samba, no desfile do Carnaval maranhense de 2016.

Cineminha no feriadão
Quem não viajou neste feriadão tem a opção de assistir a um bom filme no cinema. No entanto, na esquina de sua casa dificilmente você encontrará uma sala.
É mais fácil procurar em um shopping. Em cartaz, provavelmente, estará alguma superprodução norte-americana ou uma comédia brasileira. Ou seja: nada de muito atraente.
O melhor, então, é ficar em casa mesmo e escolher o filme perfeito para o dia no serviço de streaming. Outra opção é baixar em um site qualquer.
Na verdade, as formas de consumir filmes vêm sofrendo mudanças drásticas, que afetam, principalmente, os exibidores tradicionais.

Vigilância na internet
Um jornalista australiano realizou um experimento curioso: divulgou, em uma reportagem, os metadados de seu celular, ou seja, as informações coletadas pelas operadoras e compartilhadas com o governo, como a hora de cada ligação, a localização do aparelho e assim por diante.
Os metadados não incluem o conteúdo das conversas.
Cabia aos leitores tentar adivinhar os hábitos de vida do repórter apenas analisando as pistas.
A surpresa: muitos acertaram onde ele mora, como chega ao trabalho, quando mudou de casa, onde seus pais vivem e com que frequência os visita.
Já imaginou, então, o que as autoridades conseguem descobrir sobre a vida dos usuários?

Petição
A associação de defesa do consumidor Proteste está com uma campanha para pedir às autoridades que interrompam o atual cenário de juros do cartão de crédito, que podem chegar a 725% ao ano, segundo a entidade.
Como se sabe, o cartão é uma das maiores causas de endividamento dos brasileiros.
A petição pode ser assinada no link proteste.org.br/contra-endividamento.
A proposta da Proteste é estabelecer um limite de cobrança de juros no crédito rotativo até o dobro do CDI, o que equivaleria, hoje, a 21,62% ao ano.
Segundo a associação, a concessão de crédito facilitado ao consumidor agrava o endividamento. Além disso, muitos consumidores utilizam o cartão de crédito de modo “desenfreado”, como uma extensão da renda.

HONORIS CAUSA

Em noite de primavera, no próximo dia 24, a Universidade Federal do Maranhão realiza uma solenidade extraordinária na Academia Maranhense de Letras para fazer a entrega do título de Doutor Honoris Causa a cinco personalidades, que prestaram relevantes serviços à UFMA. São elas: Dom José Delgado, Mário Martins Meireles e Domingos Vieira Filho, in memoriam, e José Maria Ramos Martins e Jomar Moraes. Na noite da última sexta-feira, o reitor Natalino Salgado e o presidente da AML, Benedito Buzar, visitaram o professor José Maria Ramos Martins (foto), ao qual comunicaram a honraria que a ele receberá. Em tempo: o reitor e o jornalista conversaram mais de duas horas com o emérito professor e ficaram impressionados com a sua vitalidade física e mental, do alto de seus bem vividos 95 anos.

TRIVIAL VARIADO

A CNN colocou o Bar Riviera, de São Paulo, agora com cardápio assinado pelo chef Alex Atala, entre os 17 restaurantes mais espetaculares do planeta.

Pernambuco está de luto com o falecimento, domingo, do meu amigo Fernando da Cruz Gouvêa, um dos maiores historiadores daquele Estado.

O presidente mundial da marca francesa Cartier, Bernard Fornas, vem esta semana a São Paulo, participar de um jantar exclusivo para 80 compradores, pessoas físicas.

A propósito: o jantar é para apresentar uma nova coleção de alta joalheira. Até onde sabemos nenhum maranhense foi convidado.

DE RELANCE

Golpe do sucesso
A maranhense Monique Bastos, lutadora de Jiu Jitsu que ficou conhecida após publicar vídeo amador na internet, exaustivamente compartilhado de forma viral nas mídias sociais, apresenta-se hoje no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo. No vídeo viralizou devido ao fato de registrar o momento em que Monique imobiliza um ladrão que tentava roubar seu celular.

Copa de Judô
No vizinho Piauí, o fim de semana foi de Copa de Judô. Os destaques foram mesmo as crianças, que participaram em número recorde. Das disputas nas categorias Master e Absoluto participaram atletas representantes do Maranhão. As competições acontecem no Iate Clube de Teresina.

Corrida do Fogo
Vem aí a XI Corrida do Fogo, dia 29 de novembro, a ser coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. A competição tem o objetivo de incentivar a prática esportiva na capital e promover a integração entre a corporação e a sociedade.

Administrador
Setembro é um mês com gosto especial para os administradores. A cada ano que se passa, fica registrada a consolidação de uma das principais profissões do Brasil. O Dia do Administrador será comemorado amanhã, dia 9. Na Escola de Negócios Excellence (ENE), de Ricardo Carreira, as homenagens ocorrerão dia 10, quando serão retomadas as aulas na instituição.

Chá de Bebê
Rosário Saldanha movimentou uma ala feminina de grande charme de nossa sociedade, no fim da tarde de sábado, para o chá de baby do seu primeiro neto, que já está a caminho com o DNA de Gustavo, segundo filho dela e Fernando Albuquerque. Mais tarde, alguns maridos foram se juntar às esposas e entraram no embalo gastronômico com a marca inconfundível da anfitriã e futura avó.

Divino em SC
Chegou ontem a Criciúma, em Santa Catarina, o espetáculo Divino, em circulação nacional pelo projeto Palco Giratório Sesc. Na peça, o grupo maranhense Núcleo Atmosfera explora a identidade e a cultura popular deste Estado, incorporando linguagens artísticas para gerar uma proposta contemporânea que propõe a preservação da história.

Tendência
Não há mais dúvidas da afirmação da barba como tendência para os homens. Ou seja, os barbudos estão com tudo. De olho no mercado, acaba de ser lançada a marca de produtos de beleza Sobrebarba. A linha é composta por xampu, óleo, cera e balm. Tudo para manter a barba cheirosa, macia e hidratada. O time feminino deve estar comemorando.

De Frida Khalo:
“Bebia para afogar as mágoas, mas as malditas aprenderam a nadar”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.